quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Atividade Solar Inesperada - Estamos Próximos de uma Mega Explosão Solar?

 Flash UV extremo do flare de Classe X9.3 (alto) de hoje
Crédito: SDO (Observatório Dinâmico Solar - NASA)


Por Gério Ganimedes

Hoje 6 de setembro de 2017, às 1202 UT (Hora Universal), a mancha solar AR2673 desencadeou um grande filamento solar de classe X 9.3. O poder da ejeção solar atingiu níveis altíssimos de fluxo de raios X, os mais fortes há mais de uma década. Os raios X e a radiação UV da explosão ionizaram o topo da atmosfera da Terra causando um forte apagão de sinais de rádio de ondas curtas sobre a Europa, África e o Oceano Atlântico. De acordo com os analistas solares, e avaliação dos gráficos, este evento está sendo chamado de "O flare de década" . O evento já lidera a lista das mais poderosas explosões solares registradas desde 1976. O nível da EMC (Ejeção de Massa Coronal) foi classificado como extremamente forte, comparado a uma explosão semelhante ocorrida em 1990, mas ainda abaixo, comparado ao evento de Carrington de 1859 onde redes de distribuição elétrica foram extremamente danificadas pelas variações da magnetosfera terrestre. 


As redes elétricas modernas, telecomunicações e outras tecnologias sensíveis as intempéries do Sol devem enfrentar esta tempestade solar com pouca dificuldade, entretanto, salvas as previsões dos meteorologistas espaciais, podem ocorrer interrupções de comunicação por satélite e rádios de ondas curtas conforme o mapa de impacto abaixo verificado. 



A título de conhecimento, para os leitores do blog - A tempestade solar de 1859, também conhecida como Evento Carrington foi uma poderosa tempestade solar geomagnética ocorrida em 1859 durante o auge do ciclo de atividade solar. A ejeção de massa coronal ou EMC solar atingiu a magnetosfera da Terra e induziu uma das maiores tempestades geomagnéticas já registradas. Este pulso solar afetou gravemente o campo magnético do planeta interferindo como um "Golpe de Aríete", diretamente as em estações de distribuição de energia elétrica e transformadores das subestações. O fluxo de luz solar "branco" na fotosfera solar foi observado e registrado pelos astrônomos ingleses Richard C. Carrington e Richard Hodgson, por isso o nome Evento Carrington.

Fiquem bem

Texto: Gério Ganimedes
Colaboração: Rosana Ganimedes
Fonte: spaceweather.com / SDO(NASA) NOAA


Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...