quinta-feira, 31 de março de 2011

Terra, uma Batata no Espaço

      A atração gravitacional da Terra foi mapeada nesta nova imagem
 de geóide pelo satélite GOCE - com o amarelo e vermelho,
 indicando uma forte atração, enquanto os azuis apresentam menor gravidade.
Foto: Esa/Divulgação

   A agência espacial europeia (ESA) informou nesta quinta-feira que conseguiu mapear a gravidade da Terra "com uma precisão inigualável" por meio de dados colhidos pelo satélite Goce, que está em órbita há dois anos. O novo modelo foi apresentado em um workshop para jornalistas e cientistas em Munique, na Alemanha.

   Os cientistas utilizaram o modelo de geóide para explicar o campo gravitacional da Terra, que é achatada nos pólos. De acordo com a agência espacial, para compreender um geoide basta imaginar a Terra coberta por água, sem marés e correntes. O Goce possuiu um aparelho chamado gradiômetro que serve para medir mudanças sensíveis na gravidade da Terra. Os dados são renovados a cada dos meses o que, segundo os responsáveis pelo trabalho, colabora para garantir a eficiência do mapa criado para compreender a gravidade.    om os dados do satélite, a ESO pretende proporcionar à comunidade científica informações sobre os oceanos e o clima, melhorando a compreensão da estrutura interna da Terra. Segundo a agência espacial, uma das contribuições dos dados de gravidade do satélite é no
conhecimento mais profundo das causas dos terremotos, como o que assolou recentemente o Japão.

   Por ser um fenômeno causado pelo movimento das placas tectônicas, os terremotos não podem ser observados diretamente do espaço, mas sua influência nos dados de gravidade são transmitidas ao satélite, podendo ser usados para compreender as catástrofes naturais e as maneiras de evitá-las.



Fonte notícia: Terra e Daily Mail
Vídeo - Fonte / Crédito: YouTube - gninthigil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...