Crédito: NASA
Esta imagem mostra um incrível grupo de manchas solares de grande movimento em toda a superfície da nossa estrela. Visível como a área iluminada, perto do horizonte, a AR 9169, é uma área de manchas solares que apareceu desde o último ciclo solar. Mesmo sendo regiões, de relativa baixa temperatura, além disso mais escuras, estas regiões tem temperaturas de milhares de graus Celsius, entretanto o gás brilhante que flui ao redor das manchas solares tem uma temperatura de mais de um milhão de graus Celsius. A razão para as altas temperaturas é desconhecida, mas acredita-se estar relacionada com a rápida mudança nas voltas do campo magnético que canalizam, o plasma solar. A AR 9169, caminhou através da superfície do sol durante setembro de 2000 e se tornou fraca poucas semanas. Agora, as chances de um rompimento desta área estão ficando cada vez mais fortes este ano, porque o sol está novamente entrando no período 11 e mais ativo, de seus naturais 12 anos. O último máximo solar ocorreu em 2001. O mundo teve uma idéia do poder explosivo do Sol, quando em fevereiro de 2011, ocorreu uma das mais fortes erupções solares durante o período de cinco anos e que enviou uma onda de plasma para o espaço, a mais de 580 quilômetros por segundo. A tempestade criou auroras boreais espetaculares em contrapartida, as comunicações de rádio foram interrompidas em vários pontos do planeta.
Tempestades assim não são novidade. O primeiro grande "flare" solar, foi gravado pelo astrônomo britânico Richard Carrington, em 1859. Outra grande explosão solar ocorreu também, em 1972 e resultou no corte de comunicação telefônica de longa distância no estado centro-oeste de Illinois, segundo informações da NASA. Um surto semelhante, em 1989, provocou tempestades geomagnéticas que interromperam a transmissão de energia elétrica e causaram apagões em toda a província canadense de Quebec.
Estamos apenas no início do período de grande atividade do Sol, o que será que nos aguarda?
Fonte da notícia: Daily Mail - divisão científica
Tradução e adaptação: Gério Ganimedes
Foto/Crédito: NASA
Fico imaginando sabem!! nada disso é por acaso.. essa beleza do Universo, essa ordem toda.. com suas forças e leis.
ResponderExcluirO Criador de tudo isso é infindavelmente PERFEITO. Essa é uma imensa obra de Arquitetura, engenharia, agronomia, astronomia, biologia.. enfim, não atentando para a gravidade de tudo que está acontecendo, me peguei filosofando nesse lindo momento desse astro.