Foto / Crédito: EFE
O vulcão Tungurahua registou, nesta segunda-feira (25), uma forte explosão, lançando cinzas, gases e rochas e colocado em perigo várias aldeias no Equador, após passar quatro meses adormecido o gigante despertou. O nível de alerta de perigo nas zonas de risco, pode mesmo subir nas próximas horas. Uma explosão muito forte e seca foi ouvida na região. Depois da explosão, felizmente não foram ouvidos, sons associados a saida de material incandescente do vulcão. No interior do vulcão está se formando uma lagoa de lava, com previsão que o material incandescente, possa cair sobre várias aldeias.
Foto/Crédito: EFE
O vulcão Tungurahua, localizado no centro andino do Equador, continua emanando cinzas nesta terça-feira (26), sétimo dia de atividade após quatro meses de relativa calma. As cinzas já alcançam povoados como Palitahua, Runtún, Choglontus, Pondoa e Juive, situados nos arredores do vulcão. O Instituto Geofísico (IG) da Escola Politécnica Nacional informou que o tremor interno continua no vulcão devido à incessante emanação de cinza e gases.
O Tungurahua, de 5.016 metros e situado a 135 km ao sul de Quito, iniciou seu atual processo de erupção em 1999, desde então intercala períodos de grande atividade com outros de relativa calma.
Fonte: EFE
Complemento e adaptação: Gério Ganimedes
Comentário do Autor do PQA
Parece que a "panela de pressão", está rompendo suas válvulas de segurança. Países da costa sul americana, voltados para o oceano Pacífico, deveriam ficar em alerta, pois a probabilidade, de terremotos subsequentes, é muito grande. Explosões solares consecutivas e violentas, parecem estar afetando realmente a estrutura de nosso planeta, seja indiretamente, atingindo nossa magnetosfera, como também diretamente com partículas carregadas, que já não são retidas, por nossa proteção magnética cheia de falhas e buracos.
Gério Ganimedes
Volto a pedir aqui que não postem ocorrências "velhas" pois não há nenhum interesse de noticias passadas com tantas novas ocorrendo no presente rsrsrs
ResponderExcluirPrezado anonimo, favor verificar a data da postagem, por gentileza! Obrigado - Não iremos remover postagens antigas, pois são base de pesquisa para eventos futuros. Palavra final do administrador do blog.
ResponderExcluir