quinta-feira, 22 de março de 2018

O Gigante Adormecido Pode Estar Acordando



Por Gério Ganimedes

Erupções Vulcânicas geram alterações em nossa atmosfera e por isso fazem parte do conteúdo deste projeto que monitora também fenômenos e alterações atmosféricas. O Yellowstone está apresentando sinais de que pode entrar em erupção. O Parque Nacional de Yellowstone é um parque nacional norte-americano localizado nos estados de Wyoming, Montana e Idaho. 


Análises geológicas recentes na região do Parque Yellowstone levaram cientistas à descoberta de uma fonte subaquática de magma em atividade logo abaixo do supervulcão do parque, gerando temores de que o gigante pode despertar a qualquer momento.  Especialistas encontraram uma coluna de cinzas vulcânicas superaquecidas debaixo do Parque Nacional de Yellowstone.  Esta “pluma” de magma em atividade térmica extremamente alta poderia fornecer calor suficiente para impulsionar a atividade na superfície do parque. O supervulcão de Yellowstone viveu na semana passada uma série de pequenos abalos sísmicos e somado à recente descoberta desta atividade vulcânica incomum no parque, o grau de temores foi elevado, chegando a apontar para uma iminente erupção. Uma “pluma” de magma é uma característica geológica incomum que fica na fronteira entre o núcleo da Terra e o manto, subindo pelo manto até a crosta terrestre.  Embora ainda seja apenas uma teoria, com base nessa atividade anômala, esta corrente vertical de magma abaixo do Parque Nacional de Yellowstone está em alta atividade e desenha alterações geológicas significativas apresentando sintomas de que algo maior está para acontecer.



O gráfico abaixo traçado pela USGS (Serviço Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos) mostra como uma “supererupção” da lava derretida sob o Parque Nacional de Yellowstone espalharia cinzas através do território americano. Os pesquisadores calcularam que esta região anômala está mais quente do que qualquer outra nos arredores, atingindo temperaturas de cerca de (600°C a 800°C) o que poderia agir como uma “faísca de ignição” para detonar uma erupção mortal do gigante adormecido.




Fiquem bem



Texto: Gério Ganimedes – Anderson Mace
Fonte de pesquisa: USGS e Nature Geoscience
Divulgação: Rosana Santiago


Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Um comentário:

  1. Caro Gério, acredito que se esse vulcão acordar provavelmente só pelo sismicismo, muitos outros irão espocar, inclusive o santa helena que é "ao lado" de yellowstone!
    A caca será total, portanto resta a nós cantar canções de ninar sem parar! :D
    Deixando chiste de lado,gostaria de observar que a ilustração terrestre que usou é falsa, e digo isso porque em termos termodinâmicos é IMPOSSÍVEL uma terra maciça cheia de magma e nife (magma do núcleo composto de ferro e níquel - essa explicação não épara ti que sei que sabe mas não sei sobre os outros leitores), eisso é sobremaneira banal de testar.
    Pegue uma panela de barro com onze litros (aproximadamente um septilhão menor que o volume terrestre) e encha de chumbo derretido (no mínimo 372 graus célcio)e veja se é possivel sequer tocar essa panela!
    Eu acho que ela colapsa, só que a parede dessa panela (aproximadamente 2 a 3 cm) é no mínimo umas vinte vezes mais espessa que a crosta terrestre!
    É literalmente impossível para uma massa de menos de 1% sobreviver fria em meio ao resto que tem no mínimo uns 600 graus!
    Isso é estuprar a lei da entropia!
    Tudo indica que a Terra é uma bola oca, visto que tudo quente dilata e se não éuma massa homogênea os elementos mais volateis expandem embolhando da mesma forma que uma poça de magma, ou lama ou até a águaque em ebulição expande de forma bruta os gases (sobretudo oxigênio) diluidos em meio a ela!
    Percebeo que é um camarada estudioso, portanto não caia mais nessa esparrela criminal que é o papo de Terra sólida.
    Em tempo, no espaço o congelamento pos- expansão é quase instantâneo, pois é frio e sobretduo, a temperatura é inversamente proporcional ao volume e diretamente proporcional à mssa, ou seja dobrou de tamanho a temperatura reduz pela metade.
    Ouso sugerir que as crateras lunares são bolhas expandidas e quase instantaneamente congeladas que naturalmente colapsaram com o passar dotempo, entendo que isso se aplica a qualquer cratera, até porque as bolhas seriam espocadas pelos meteoróides e não tem lógica os buracos serem esféricos quando a maioria dos impactos se dão angulados pela própria esfericidade lunar!

    Fiquem bem.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...