segunda-feira, 4 de julho de 2011

A Grã-Bretanha está prestes a mergulhar Numa Pequena Era do Gelo?

 Os cientistas descobriram que uma queda no número de manchas 
solares,fotografadas em preto, poderiam bloquear ventos solares, 
que podem deixar a Europa num frio excessivo durante o inverno

Os cientistas pensam que a Grã-Bretanha e a Europa poderia estar em um ano frio, alguns prevendo que uma "Pequena Era do Gelo", pode estar a caminho em apenas algumas décadas.   As temperaturas médias na Grã-Bretanha poderia cair por dois graus centígrados, de acordo com o estudo conduzido por Mike Lockwood, professor de física espacial do ambiente da Universidade de Reading, por causa de uma queda na quantidade de atividade das manchas solares. As manchas solares são manchas escuras vistas na superfície do Sol que são causadas, por pequenas áreas de atividade magnética que interrompe o fluxo normal de gases intensamente aquecidos. De acordo com o Daily Telegraph, no ano passado, o Professor Lockwood descobriu que uma queda no número de manchas solares, podem bloquear ventos solares, o que poderia deixar a Europa num frio extremo durante o inverno. A equipe do professor Lockwood olhou para a atividade do sol dos últimos 9.300 anos usando dados do Met Office.

Seus resultados, publicados pelo Instituto de Física, (IoP) mostrou que nos próximos 50 anos, há uma em 10 chances do sol voltar a condições vistas entre 1645 e 1715, quando o rio Tâmisa em Londres regularmente congelava, como fez o Mar Báltico.

Conhecido como o Mínimo de Maunder, durante estes anos os astrônomos não podiam ver quaisquer manchas solares e a Europa suportou invernos excepcionalmente duros, o que veio a ser conhecido como a Pequena Era do Gelo.

As descobertas do Professor Lockwood, poderiam significar uma queda na temperatura média do inverno de 2.5 graus Celsius, em comparação com o inverno britânico médio de 5 graus Celsius de agora, segundo o jornal.

Foto - Crédito: Reuters


 Em junho deste ano, três estudos diferentes, todos concluíram que a atividade das manchas solares parece estar destinada a cair nos próximos 10 anos. Especialistas disseram que o próximo ciclo de retomada da atividade das manchas solares, que segue um ciclo de 11 anos, não será tão forte quanto o normal - ou pode mesmo não acontecer.  Os resultados foram apresentados em uma reunião de divisão da Sociedade Astronômica Americana de física solar.  Eles disseram que uma diminuição do aquecimento global pode resultar no ano de 2020, o tempo aproximado, de quando as manchas solares são esperadas a desaparecer por anos, talvez até mesmo décadas.

Fonte: Daily Mail - UK
Leia a notícia completa em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes


Comentário do Autor

Quer dizer que então, que esta "balela" de aquecimento global é a maior piada do século? Não é de agora que eu já desconfiava disso. Bem o objetivo desta confusão mental, em nossas idéias e teorias, que os cientistas fazem, deve ter um propósito maior, ou então eles estão ... "mais perdidos que cusco em tiroteio".

Gério Ganimedes



3 comentários:

  1. Ou então, Gério...tudo o que foi noticiado sobre o Sol pode ser verdadeiro para esses tempos ou então é mais uma "cortina de fumaça"!

    Sobre a pequena era do gelo...eu tentei co-relacionar com os estudos de Zecharia Sitchin e seus cálculos nibiruanos e notei que se tal astro errante aparecesse por aqui...sua última passagem deveria ter se verificado entre 200 e 400 depois de Cristo. Nada consta sobre qualquer coisa à respeito nestas datas! Eu imaginei que a mini-era do gelo que eu não conseguia mais achar a pista de qual época foi e agora descobri pelo seu blog e pela reportagem da revista Época...entre 1645 e 1715!!!
    Se o astro vem de um ciclo de 4000 anos em 4000 anos, no máximo, alguma coisa está errada!
    Algo não está batendo!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Li a respeito disso em seu blog, e desde criança achei que esta patavina de aquecimento global servia a interesses escusos.
    Sempre tive a premissa de que o clima ou melhor a natureza é sabia:
    É como um termostato, quanto mais quente fica o frio virá e mesma ou maior proporção com o intuito de regular novamente o clima, com ou sem seres humanos, dependerá de quem será o mais forte pra aguentar a porrada, foi assim nos periodos quentes, secos ou úmidos e mesmo nos periodos regulares ou invernais secos ou úmidos da história climática terrestre.
    Boa matéria amigo Gério e pelo que já presenciamos, os últimos periodos de inverno no hemisfério Boreal ( norte ) foram mais intensos.
    Não acredito que o clima ficará mais quente apenas, pode esperar que sempre achará o jeitinho de jogar gelo no ventilador. Natureza e seus métodos os quais conhecemos ou ainda não,é fantástica...
    Um forte abraço

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...