quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Vida Criada Pelos Mensageiros da Morte

 
Crédito: Don Davis / NASA


Uma nuvem de poeira ao redor de uma estrela próxima parece ser os restos de uma colisão entre um cometa gigante e um planeta semelhante à Terra, possivelmente uma reencenação da catástrofe gerada por um cometa que atingiu a Terra a 4 bilhões de anos atrás e, presumivelmente, semeado o nosso planeta com água e outras necessidades para a vida como a conhecemos.

Usando o telescópio Espacial Spitzer da NASA, a equipe de astronomia analisou
​​a poeira quente ao redor de Eta Corvi, uma estrela de bilhões de anos de idade, a 60 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Corvus. Poeira deste tipo, que ocorre em cerca de 1% das estrelas, tipicamente consiste de rochas esmagadas pelo choque e destruição entre dois asteróides.

Crédito: NASA/JPL-Caltech

No entanto, a poeira da estrela Eta Corvi provou ser extraordinária, pois ela continha assinaturas, de compostos de água e carbono, e os pesquisadores concluem que esta poeira, é o que restou de um grande cometa. O artigo será publicado em um artigo no Jornal de Astrofísica.

Segundo Carey Lisse do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Hopkins, em Lauren, Md - EUA, “Observamos o que parece ser o resultado de um cometa caindo em um planeta dentro da zona habitável, onde potencialmente a vida poderia se formar”.

Lisse e seus colegas não têm nenhuma prova direta do fim deste planeta causado pelo impacto de um cometa, mas eles concluiram que algo ou uma rocha bastante se chocou com o cometa quebrando ele em muitas partes. O melhor palpite é que seja um planeta do tamanho aproximadamente da Terra ou menor, que orbitam a estrela Eta Corvi a uma distância três vezes a distância Terra-Sol. Porque a estrela Eta Corvi é cerca de 5 vezes mais brilhante que o sol, este planeta supostamente estaria na chamada zona habitável, onde a água permaneceria na forma líquida.

Como para o cometa, ele provavelmente se originou a partir da periferia do sistema Corvi Eta, semelhante ao que o nosso próprio sistema solar tem, o seu próprio cinturão de Kuiper, uma grande região em forma de anel que contém muitos pequenos pedaços de cometa, bem como objetos grandes como Plutão.

Evidência para uma região do cinturão de Kuiper-like em torno de Eta Corvi vem de 2005 observações de uma grande massa de detritos frios circundando a estrela a 150 vezes a distância da Terra para o Sol.

Nosso cinturão de Kuiper é bastante calmo agora, mas “Eta Corvi tem um ocupado cinturão de Kuiper, como um enxame de abelhas, com cometas que voam para fora do sistema e em direção a estrela”, disse Lisse.

Para explicar o que despertou este "ninho de abelha", os autores propõem um segundo planeta do tamanho de Júpiter ou ligeiramente menor nas proximidades do cinturão de Kuiper do sistema Eta Corvi.

Toda essa história soa como um "remake de Hollywood". No início da história do nosso próprio sistema solar, os planetas gigantes - Júpiter, Saturno, Urano e Netuno - parecem ter mudado suas posições orbitais. Este abalo planetário perturbou o cinturão de Kuiper do nosso sistema solar, causando mais de 99%  do material ejetado em trajetórias aleatórias. Alguns desses cometas podem ter contribuído para o chamado "Bombardeio Pesado Tardio", um pequeno aumento dramático no número de grandes impactos que ocorreu em algum momento por volta de quatro bilhões de anos atrás.

Este “ataque cometa” pode ter entregue, não só a água para a Terra, mas também alguns dos blocos de construção orgânica da vida. Esta possibilidade foi recentemente destacada por um meteorito, chamado Almahata Sitta, que desembarcou no Sudão em 2008. Amostras coletadas contêm grande quantidade de matéria orgânica, e surpreendentemente eles têm assinaturas similares de absorção luminosa como a poeira que Lisse e seus colegas observaram em torno de Eta Corvi.


Fonte: Fox News
Leia a notícia em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes


Comentário do Autor



Mensageiros gelados do espaço profundo, dedos fantasmagóricos do universo, os cometas, belos, sinistros e perigosos. Ao meu ver, são verdadeiros inseminadores divinos, são agentes que podem equacionar a vida e a morte. Resumindo toda a análise e observações dos astrofísicos: “Um cometa não só destroi, mas pode também recriar toda a vida que exterminou ... É tudo uma questão de tempo”.

Gério Ganimedes
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul ©©

Um comentário:

  1. Gerio, bom dia.

    Ao ler esta informação veio-me à mente uma versão cósmica da reprodução humana. Num sistema de fractal, nossas ações nada mais são do que atos que também tem seu corresponde em âmbito de grande escala, assim como em nível molecular; por isso, nada mais lógico essa associação. O mais importante é pensar em como o universo trabalha e como é fascinantemente empolgante fazer parte disso.

    Um abraço.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...