Crédito: ESA/TOTAS Survey Team
Cientistas anunciaram nesta quarta-feira(12) de outubro que uma equipe de astrônomos amadores descobriram um asteróide, que até então era desconhecido, em órbita de aproximação com a Terra, destacando assim, como as contribuições de pessoas comuns (astrônomos amadores), podem fazer a defesa planetária.
Observatório de Tenerife, a uma altitude de 2393 metros
de onde o asteróide foi detectado
Os observadores amadores encontraram o asteróide, que é conhecido como 2011 SF108, em setembro deste ano, usando um telescópio localizado nas Ilhas Canárias. Enquanto o 2011 SF108, em sua órbita, parece se aproximar da Terra, sua distância é cerca de 30 milhões de quilômetros, entretanto, ainda se qualifica como um objeto próximo à Terra - uma classe de rochas espaciais que podem constituir um perigo para o nosso planeta.
De acordo com um comunicado da ESA (Agência Espacial Europeia), a equipe se aproveitou de uma brecha de observação, patrocinada pela SSA, num programa próprio, para este tipo de procura e descoberta.
Fonte: Space.com
Leia a notícia em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes
Comentário do Autor
E o NEOWISE da NASA para que serve mesmo?
Gério Ganimedes
Tá bom, vou acreditar que essas agências manipuladoras com os melhores telescópios em operação não descobriu essa "pedrinha" próxima da Terra.
ResponderExcluirJonathan.
Mas, ele representa mesmo , algum perigo para a Terra?
ResponderExcluir