sábado, 8 de outubro de 2011

Colisão de Estrelas - Perigo no Espaço


Raios Gama emitidos por colisão entre estrelas podem causar um evento de extinção da vida na Terra.

Um novo estudo demostra como explosões de raios gama podem acabar com a vida na Terra. As pesquisas sugerem, que a continuação da vida na Terra, depende de explosões do outro lado da galáxia. As explosões de raios gama geradas, quando duas estrelas colidem, podem liberar toneladas de radiação de alta energia de raios gama no espaço.

Os cientistas acreditam que estas explosões desempenharam um papel em em algumas extinções em nosso planeta. Eles dizem que as explosões poderiam estar contribuindo para o esgotamento da camada de ozônio da Terra. Segundod Brian Thomas, da Universidade Washburn, em Topeka, Kansas:

Nós achamos que uma espécie de explosão de raios gama - uma explosão de raios gama de curta duração - é provavelmente mais importante do que uma explosão de raios gama de longa duração. A duração não é tão importante quanto a quantidade de radiação”.


A pesquisa será apresentada neste domingo, 9 de outubro na reunião anual da  Geological Society of Americal, em Minneapolis. Pensa-se ser a primeira vez que cientistas ligam o tempo das explosões de raios gama à eventos de extinções de vida na Terra, que podem ser datadas por meio de registro fóssil.

O site Livescience.com relata, que há dois tipos de explosões de raios gama: uma longa rajada, mais brilhante mas de pouco poder de raios e uma curta, que dura menos de um segundo, mas parece dar um pulso maior de radiação extremamente potente. Se tal explosão acontecesse dentro da Via Láctea, os seus efeitos na Terra seriam muito mais duradouros e destruidores. As rajadas curtas podem ser causadas por acidentes pequenos entre as estrelas, como choque entre estrelas de nêutrons densas ou colisão de buracos negros.

Os pesquisadores foram capazes de estimar que tais colisões acontecem aproximadamente, uma vez a cada 100 milhões de anos em uma galáxia. Isso significa que a Terra teria sido atingido por várias explosões deste tipo, ao longo de sua história.



Fonte: Daily Mail – UK 
Leia a notícia em inglês AQUI 
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...