Foto/crédito: Rolando Ligustri
Observem no centro da foto uma névoa tênue - Aquele rastro fantasmagórico é o Elenin
Clique na foto para ampliar
Observem no centro da foto uma névoa tênue - Aquele rastro fantasmagórico é o Elenin
Clique na foto para ampliar
Por Gério Ganimedes
Cometa Elenin, mesmo morto, ainda deixa rastros ...
Por um grande período de tempo, o cometa Elenin permaneceu como um “astro do tapete vermelho de Hollywood”, sendo tomado por muitos, como o verdadeiro mensageiro do fim dos tempos, mas isso logo se mostrou diferente, quando o cometa se desintegrou, quando se aproximava do Sol no mês de setembro de 2011. No fim de semana passado (22-23), o astrônomo italiano Rolando Ligustri capturou o que ainda seria o cometa. Na imagem acima (foto tirada em 22 de outubro) o corpo celeste aparece na nuvem alongada, no campo central de estrelas, onde Elenin estaria, se ele ainda estivesse intacto.
Outra equipe de astrônomos: Ernesto Guido, Giovanni Sostero e Nick Howes - avistaram a “nuvem” deixada pelo cometa, na mesma noite. No início, eles estavam céticos. “A nuvem era extremamente débil e difusa", disse Guido.
Na noite de 23 de outubro, a nuvem ainda estava lá, entretanto demonstrou movimento, durante duas noites de observação, indicando que a nuvem está se movendo, da mesma forma, como se o cometa ainda existisse, contudo outro objeto em movimento apareceu na mesma região observada, no mesmo campo de visão do extinto cometa. Este corpo celeste intrometido, é o asteróide 2000 OJ8, de magnitude 14.
O que podemos ver, é que em astronomia, é muito fácil cometermos erros de localização, identificação e até mesmo sermos vítimas, de conjunções e acasos astronômicos.
Dados da Pesquisa: Spaceweather.com
Foto: Rolando Ligustri – Todos os direitos reservados
Texto e adaptação de conteúdo: Gério Ganimedes
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul ©©
Esse cometa é mesmo duro na queda.O bicho não morre nunca. kkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirDeixem o tal do Elenin descansar em paz...já foi...
ResponderExcluir