segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cometa Fantasma

Foto/crédito: Rolando Ligustri
Observem no centro da foto uma névoa tênue - Aquele rastro fantasmagórico é o Elenin
Clique na foto para ampliar


Por Gério Ganimedes


Cometa Elenin, mesmo morto, ainda deixa rastros ...

Por um grande período de tempo, o cometa Elenin permaneceu como um “astro do tapete vermelho de Hollywood”, sendo tomado por muitos, como o verdadeiro mensageiro do fim dos tempos, mas isso logo se mostrou diferente, quando o cometa se desintegrou, quando se aproximava do Sol no mês de setembro de 2011. No fim de semana passado (22-23), o astrônomo italiano Rolando Ligustri capturou o que ainda seria o cometa. Na imagem acima (foto tirada em 22 de outubro) o corpo celeste aparece na nuvem alongada, no campo central de estrelas, onde Elenin estaria, se ele ainda estivesse intacto.  

Outra equipe de astrônomos: Ernesto Guido, Giovanni Sostero e Nick Howes - avistaram a “nuvem” deixada pelo cometa, na mesma noite. No início, eles estavam céticos. “A nuvem era extremamente débil e difusa", disse Guido.

Na noite de 23 de outubro, a nuvem ainda estava lá, entretanto demonstrou movimento, durante duas noites de observação, indicando que a nuvem está se movendo, da mesma forma, como se o cometa ainda existisse, contudo outro objeto em movimento apareceu na mesma região observada, no mesmo campo de visão do extinto cometa. Este corpo celeste intrometido, é o asteróide 2000 OJ8, de magnitude 14.

O que podemos ver, é que em astronomia, é muito fácil cometermos erros de localização, identificação e até mesmo sermos vítimas, de conjunções e acasos astronômicos.


Dados da Pesquisa: Spaceweather.com
Foto: Rolando Ligustri – Todos os direitos reservados

Texto e adaptação de conteúdo: Gério Ganimedes
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul ©©

2 comentários:

  1. Esse cometa é mesmo duro na queda.O bicho não morre nunca. kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Deixem o tal do Elenin descansar em paz...já foi...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...