Meteorito Fukang – Mistério e Beleza Vinda do Espaço
Por Gério Ganimedes
Quando esta rocha aterrissou na superfície da Terra, havia poucos indícios da real beleza contida em seu interior, entretanto ao cortarem o meteorito, a pedra espacial chamada de Fukang rendeu uma vista de tirar o fôlego. Dentro da rocha, cristais translúcidos dourados de um mineral chamado olivina, brilhavam entre um favo de mel prateado constituido de níquel e ferro. O raro meteorito foi descoberto em 2000 no deserto de Gobi, na província chinesa de Xinjiang. Desde então tem sido dividido em fatias que dão um efeito de vidro colorido, quando o sol atravessa através dele. Um colecionador anônimo detém a maior porção, que pesa 420 Kg. Em 2008, esta peça era esperada arrecadar dois milhões de Dólares em um leilão na Bonham, em Nova York - mas ficou ainda para vender. É tão valioso que mesmo pedaços pequenos são vendidos na região de entre R$ 50,00 a R$ 80,00 por grama de rocha.
O Laboratório de Meteoritos a Sudoeste do Arizona é quem detém cerca de 30 Kg da pedra espacial e garante que é uma das mais notáveis descobertas de meteoritos do século 21. Segundos peritos o Fukang ofusca todos os outros exemplos conhecidos da classe “Pallasite” (A pallasite é um tipo de pedra-ferro originada de meteoritos), que representa apenas um por cento de todos os meteoritos. No entanto, não é o maior. Em 2005 o caçador de pedras do espaço Steve Arnold desenterrou uma amostra de 635 Kg no Kansas. Os peritos do laboratório do Arizona disseram que a classe “Pallasites”, constituida metade de níquel e ferro, metade de Olivina, pode fornecer uma idéia, de como pode ser a rica fomação de relíquias (Pedras preciosas) de um planeta. Acredita-se que estas formações, dentro dos meteoros, estão intactas e foram criadas durante a formação do sistema solar há cerca de 4,5 bilhões de anos atrás e que muito poucas destas amostras podem ter sobrevivido a sua descida através da atmosfera da Terra. O laboratório dos EUA afirma que sua fatia polida do meteorito original é a maior seção de meteorito do mundo da classe “Pallasite”, medindo 92 cm por 50 cm.
Fonte: Daily Mail – UK
Leia a matéria em inglês AQUI
Tradução, conversão de medidas e texto adaptado: Gério Ganimedes.
Comentário do Autor
Realmente a cabeça pensante do homem está tomada de uma só coisa. Dinheiro e poder. Uma raridade destas, não tem preço. Poderiamos chamá-la de Pedra Filosofal ou Pedra Fundamental da criação – ou ainda Pedra de Deus, mas, no entanto o homem continua igualmente cego diante do brilho do sol. Quanto Vale? Quanto Custa? Quem dar mais? Quem tem mais para ficar com a pedra? Estamos muito, mas muito distantes, de uma evolução significativa da essência da alma humana.
Enquanto certos sinais são enviados para cá, para entendermos que a vida e o universo são muito mais do que nós, eles os grandes especialistas e detentores da sapiência científica, ficam atribuindo valores e comparando objetos sagrados à moeda e a dinheiro, destruindo assim todo o "real e divino valor da descoberta".
Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©
Esta ridiculo esse tal dedinheiro e pior tudo por essa praga nao vejo a hora de voltar pra minha roca ai em Mina's gerais e viver minha vida simples pq por Mais que eu Tenha tudo aqui pra nao vale nada pq nao Sou Feliz minha verdadeira riqueza esta ai e infelizmente as pessoas me veem como louca! Sou mesmo ser normal pra mim hj em dia me faz infeliz ! Eles nao entendem!!
ResponderExcluirFernanda Florida .
ExcluirAo Autor Gério eu pergunto, você publicaria alguma coisa de graça em sua pagina web para alguém, ou o que espera ganhar com suas publicações, valores filosóficos?. A essência humana sempre dará valor as coisas, seja da ordem material ou subjetiva, se tratando de um mineral, é comum atribuir valores. Esse tipo de valor nos colocou por toda história, a lutar por algo sempre melhor e atual. essa diferença de valores fez a História acontecer, a modernidade chegar e a evolução existir, é uma verdadeira "máquina" de derrotas, conquistas e vitórias.
ResponderExcluirO que você fumou? Se não fumou, da pra ser mais claro? Pois não entendi nada!!!! Att. Rosana Ganimedes
ResponderExcluirO que você fumou? Se não fumou, da pra ser mais claro? Pois não entendi nada!!!! Att. Rosana Ganimedes
ResponderExcluir