quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Lua Azul


Lua Azul - azul apenas no nome

Por Gério Ganimedes


Nesta sexta-feira 31 de agosto de 2012, acontecerá um fenômeno lunar que podemos chamar de raro, pois a última vez que aconteceu foi em março de 2010. Será a primeira LUA AZUL desde então e não haverá outra até julho de 2015, por isso considero importante informar aos leitores e amigos este evento celeste. A lua cheia ocorre uma vez a cada 29 dias, e num mês com um máximo de 31 dias, esta é uma combinação rara, que ocorrem em torno de uma vez a cada dois anos e meio.
O termo LUA AZUL se refere comumente à segunda lua cheia que ocorre num mesmo mês. Existem alguns registros raros onde a coloração do nosso satélite foi realmente alterada.  O termo Blue Moon ou Lua Azul foi criado no século XVI, devido ao fato de que algumas pessoas, ao observar a Lua, a viam azulada, no entanto esta condição é causada apenas por condições meteorológicas, não havendo nenhuma ligação com nosso satélite natural. A primeira ocasião em que à expressão Blue Moon apareceu na literatura foi em 1528, num poema pertencente ao dramaturgo inglês William Shakespeare. 

Relatos históricos que remontam aos anos de 1883, contam que ocorreu uma violenta erupção no vulcão Krakatoa, na ilha de Java na Indonésia, lançando ao espaço milhões de toneladas de gases e poeira, fazendo com que a Lua, quando observada próxima ao horizonte, fosse vista em tons azulados. De acordo com os relatos, isso durou aproximadamente dois anos e foi testemunhado em todo o planeta. Em 1951, um grande incêndio nas florestas canadenses produziu o mesmo efeito que o Krakatoa, mas só pôde ser observado na América do Norte.

Se as condições meteorológicas ajudarem, na noite de 31 de agosto, aproveitem o momento, pois coisas boas e mágicas ligadas a Lua acontecem...

Fiquem bem

“... Mesmo que a bela esfera branca, dos corações apaixonados, não fique azul no céu noturno... Estará refletida em azul na beleza de teus olhos...”.
Dedicado a Rosana

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...