quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Simular o Universo para Compreender sua Evolução



Este é um dos conceitos artísticos da expansão do Universo, onde o espaço (incluindo hipotéticas partes não observáveis do Universo) é representado em cada momento, em seções circulares. O esquema é decorado com imagens do satélite WMAP. Esta imagem provém do Wikimedia Commons um acervo de conteúdo livre da Wikimedia Foundation que pode ser utilizado por outros projetos.



Por Gério Ganimedes


Astrofísicos criaram em computador a simulação mais realista da evolução do universo até o momento. A simulação em alta resolução possibilitou controlar a atividade e a evolução do universo desde o Big Bang até agora, com um intervalo de tempo de cerca de 14 bilhões de anos. De forma surpreendente, toda esta animação, resultado da sofisticada técnica de simulação foi condensada em apenas 78 segundos. O vídeo magnífico foi criado usando um simulador conhecido como Arepo.


Assista ao vídeo AQUI

A pesquisa e desenvolvimento da simulação foram executados por uma equipe do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica (CFA) em colaboração com pesquisadores do Instituto Heidelberg para estudos teóricos (HITS). O software Arepo fornece imagens detalhadas de diferentes galáxias no universo local, usando uma técnica conhecida como “malha móvel”.


Ao contrário de simuladores anteriores, este reproduz as formações gasosas após o Big Bang, utilizando uma grade, virtual flexível, que tem a capacidade de mover-se para combinar os movimentos dos gases, estrelas, matéria escura e a energia escura que compõem o espaço. Seus criadores dizem que é como um modelo virtual da rede cósmica, capaz de se dobrar e flexionar sustentando a matéria e corpos celestes que compõem o universo. Simuladores antigos em vez disso utilizavam uma grade fixa cúbica.

“Nós pegamos todas as vantagens de códigos anteriores e retiramos as desvantagens”, disse Volker Springel, o astrofísico do HITS que construiu o software.

Springel, um especialista em formação de galáxias, foi quem ajudou a construir a Simulação Millennium a traçar a evolução de 10 bilhões de partículas, usando o supercomputador Odyssey da Universidade de Harvard. Seus 1.024 núcleos de processadores permitiram que a equipe de comprimisse 14 bilhões de anos da história cósmica no espaço de alguns meses. Os resultados são galáxias espirais como a Via Láctea e Andrômeda que realmente se parecem com galáxias espirais, em vez de imagens borradas retratadas por simuladores anteriores.

No entanto, os pesquisadores dizem que não terminaram ainda. Embora o feito seja impressionante, a astrofísica Debora Sijacki compara melhor, a simulação de alta resolução ao longo dos modelos anteriores, ao da melhoria dos 24,5 metros de abertura do telescópio gigante Magellan, sobre todos os telescópios. O objetivo do projeto é gerar simulações de áreas maiores do universo. Se eles podem fazer isso, a equipe terá criado não só a mais realista, mas a maior simulação do universo de todos os tempos.


Fonte: Daily Mail UK
Tradução e adaptação de segmentos de texto: Gério Ganimedes



Comentário do Autor

Como eu sempre digo, na teoria é uma coisa, na prática é outra. Simular e fazer projeções são práticas científicas de grande valia para avançar rumo ao conhecimento. Este tipo de procedimento engrandece a ciência sendo também muito melhor, do que ficar simplesmente nas fórmulas e pranchetas acadêmicas dos laboratórios de grandes universidades ou simplesmente teorias tiradas de noites de insônia. Quem sabe, através desta metodologia de criação digital o homem consiga descobrir parte da “receita” que criou a vida semeada por todo o universo sem correr o risco de causar um desastre de nível cósmico interplanetário, tentando criar a partícula de Deus nos grandes aceleradores de partículas. Na prancheta digital, se a experiência não funcionar, damos um “reset” ou “Undo” e fica tudo bem para começar novamente.

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©


4 comentários:

  1. Prezado sr. Gério Ganimedes, mais uma vez, infelizmente, entristeço-me com a parte "Comentário do Autor". vejo um artigo recheado de informações correctíssimas, porém que peca lamentavelmente quando entra na parte "Este tipo de procedimento engrandece a ciência sendo também muito melhor, do que ficar simplesmente nas fórmulas e pranchetas acadêmicas dos laboratórios de grandes universidades ou simplesmente teorias tiradas de noites de insônia."

    Meu jovem Gério, se este procedimento (simulador) existe é pq antes gastamos horas e horas nas equações e nas deduções para elaborarmos uma Teoria. Isso é a base racional das Ciências Exatas e se chama "Empirismo". e o empirismo, apesar de ser um conceito "centenário" e arcaico para alguns que gostam de coisas que encham os olhos, como simuladores destes aí, funciona e temos o orgulho de utilizá-lo. Quiçá Galileu, Newton e Einstein. Nós, Astrofísicos, só descobrimos tudo que existe na Cosmologia por causa das equações - que não surgem num passe de mágica e nem "noites de insônia". Não espero que este comentário seja publicado. Meu objectivo foi atingido, que é o de você poder lê-lo. Com os meus cumprimentos. Bastos Albuquerque.

    ResponderExcluir
  2. Base racional das :" CIÊNCIAS EXATAS ", até quando continuaremos a aceitar a lógica e os conceitos, os valores, as crenças, enfim a nossa maneira de entender os mecanismos que geram a vida é extremamente recheada de helenismo.
    Está mais do que na hora de alterarmos as formas de pensar. O empirismo é salutar, mas não basta. Eu creio que as formas abstratas e que ainda por total falta de conhecimento e principalmente criatividade estão latentes no interior do ser humano. Alguns conseguem vislumbrá-la com nitidez. Chega do helenismo, chega de lógicas e equações matemáticas. Concordo com o Gério, lembrem-se que a letra mata, mas o espírito vivifica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Anônimo

      Vejo nestas suas palavras alguém que não sabe absolutamente nada do que diz. É pena. Ainda por cima age com absoluta hipocrisia e ingratidão.

      Olhe ao seu redor, sabes o que vês, miúdo? Vês um mundo tecnológico criado com base no EMPIRISMO. Chega de lógica e eq. matemáticas? pois bem, faz o seguinte: larga teu computador, teu celular, teu carro, e tudo mais desta vida moderna e sugiro-lhe morar nas cavernas, pois lá é morada da malta que é ingrata para com as ciências exatas.

      se queres respostas para suas questões espirituais procure-as dentro de si, pois a ciência não lhe dará, já que a "espiritualidade" que a ciência "dá" é compreensível para pouquíssimas pessoas, para àquelas que estão justamente do lado da ciência e não afirmam jamais o que você afirmou. Com os meus cumprimentos, Bastos Albuquerque.

      Excluir
    2. Não adianta um belo simulador se não souber interpretar os dados. Quase tudo no universo se resume em números e formulas.

      Neriberto

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...