sábado, 18 de agosto de 2012

Sol – Redondo Até Demais





Por Gério Ganimedes


Um novo estudo descobriu que o sol poderia ser o objeto mais redondo já medido. Um mistério envolve a forma do Sol, que segundo os cientistas é muito perfeitamente redondo. Na verdade o Sol acaba por ser um dos objetos mais redondos já medidos. Dimensionado numa escala menor correspondente ao tamanho de uma bola de praia, a diferença entre os diâmetros mais largos e mais estreitos do Sol seria muito menos do que a largura de um fio de cabelo humano.

Tendo uma superfície sólida, a rotação do Sol deveria torná-lo um pouco achatado, no entanto as novas medições mostram que o achatamento é muito menor do que o esperado. Se o Sol fosse reduzido a uma bola com 1 metro de diâmetro, o seu diâmetro equatorial seria apenas 17 milionésimos de um metro maior que o diâmetro entre os pólos.

Os cientistas analisaram dados do Observatório Dinâmico Solar, e descobriram que o sol é extremamente redondo. Anteriormente pensava-se que a forma do Sol variava em ciclos, mas as novas descobertas mostram que é notavelmente constante. O pesquisador Dr.Jeff Kuhn, da Universidade do Havaí, disse: “Por anos nós acreditamos em nossas medições flutuantes, que nos diziam que o Sol variava, mas esses novos resultados dizem algo diferente”.

“Enquanto tudo muda no sol, juntamente com o seu ciclo de manchas solares de 11 anos, a forma não muda”.

Na superfície do sol sob influência das forças solares, o magnetismo e a turbulência podem ter uma influência, muito mais poderosa do que se pensava, no que diz respeito à forma do Sol, disseram os cientistas. A pesquisa foi publicada na Science Express, a versão online da revista Science.

Fonte: Daily Mail UK
Leia a notícia em inglês na fonte AQUI
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes


Comentário do Autor


Nota-se que, pesquisa após pesquisa, descoberta após descoberta, tudo aquilo que já foi convencionado, concluído ou teorizado está mudando ou caindo como moscas das tábuas incontestáveis das fórmulas e teses acadêmicas. O que antes foi escrito e formulado como certo, único e verdadeiro, agora é errado e os loucos visionários começam a se tornarem dignos de confiança. Então, como no Tarot Egípcio, o “Louco” nem sempre marca a presença de um teorizador sem conhecimento de causa ou irresponsável. Por isso devemos muitas vezes respeitar certas teorias e conclusões, e não apenas nos basearmos no que está escrito nas limitadas regras da ciência e do conhecimento humano.

Fiquem bem

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©© es acadorias.  das tervado est

2 comentários:

  1. ôô gério, vc até que ia bem viu cara? mas foi soh entrar na parte "comentário do autor" e vc "acabou" com o artigo.

    ResponderExcluir
  2. é isso aí Gério, embora discorde de um ou outro ponto de vista (o que é normal e irrelevante) não posso deixar de parabeniza-lo pelas sempre pertinentes observações. Um dos motivos que me fazem visitar o PQA todos os dias, além dos temas das postagens, são os seus comentários, continue assim!

    E aqueles sabichões que tudo sabem e nada vêem, continuam se borrando de verem suas teorias caindo por terra dia após dia, isso está maravilhoso de se ver!

    e o nosso amigo do espaço, o "infame" Gerião, como estão as observações? alguma novidade?

    grande abraço!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...