quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Alerta - Clima Espacial e Tormentas Solares Entraram na Agenda das Preocupações da ONU

 Imagem atualizada do sol - crédito: SDO(NASA)


Por Gério Ganimedes


13 de Fevereiro de 2013 - Meteorologistas do clima espacial dizem que o Máximo Solar acontece em 2013 e alertam, para que a Organização das Nações Unidas (ONU) esteja pronta para tomar medidas de organizar uma resposta internacional às tempestades espaciais.

Em 1958, uma Assembléia Geral na ONU reconheceu o interesse comum da humanidade para promover o uso pacífico do espaço exterior e desejando evitar a extensão das atuais rivalidades nacionais a este novo campo de batalha. Foi criada então a Comissão para o Uso Pacífico do Espaço Exterior (COPUOS). 

O COPUOS tornou-se um fórum para o desenvolvimento de leis e tratados que regem as atividades espaciais. Além disso, um cenário para a cooperação internacional com problemas que nenhuma nação pode lidar sozinha. Como o passar dos anos e com a adesão de 18 para 74 nações ao COPUOS o Comitê cresceu, assim como os itens de preocupação global também. Detritos espaciais, asteróides próximos da Terra, baseado no espaço de gestão de desastres, e de navegação global foram novos itens adicionados à agenda regular do comitê. Em cada reunião anual, em Viena, Áustria, membros do COPUOS fazem conferências sobre estas questões, que apresentam algum desafio ou perigo para todo o planeta.

Este ano, um novo item está na agenda: O Clima Espacial.

Segundo o que diz Lika Guhathakurta, da sede da NASA em Washington, “Este é um desenvolvimento significativo”, ao adicionar o Clima Espacial na agenda regular de Ciência e da Subcomissão Técnica do COPUOS.

A ONU está reconhecendo a atividade solar como uma preocupação, do mesmo grau de risco que os detritos orbitais e asteróides que se aproximam da Terra.

O clima espacial é o equivalente ao clima na Terra. Em vez de vento, chuva e neve, no entanto, no espaço temos tempestades de radiação, vento solar, erupções e ejeções de massa coronal. A fonte do clima espacial é o sol, e, apesar das tempestades solares serem lançadas a noventa e três milhões de milhas da Terra, elas podem fazer-se sentir no nosso planeta. “Fortes tempestades solares podem derrubar a força, desativar satélites e embaralhar GPS", diz Guhathakurta.

Crédito: NASA

“É um problema global agravado pela crescente dependência mundial em tecnologias eletrônicas sensíveis”.

Esta semana, os membros da Subcomissão de Ciência e Tecnologia estão ouvindo falar sobre alguns dos impactos econômicos potenciais do clima espacial. Por exemplo, os modernos sistemas de perfuração do solo para exploração de petróleo e gás, freqüentemente envolvem perfuração direcional em reservatórios profundos na Terra. Esta técnica de perfuração depende de posicionamento preciso usando sistemas globais de navegação. No caso do sol interferir na recepção de sistemas de GPS, as brocas de perfuração poderão perfurar no lugar errado. Partículas energéticas solares, atingindo os pólos magnéticos, podem forçar a mudança de rota de vôos de companhias aéreas internacionais, o que resultaria em atrasos e aumento do consumo de combustível. Correntes geradas em terra, induzidas por tempestades magnéticas, podem danificar transformadores e aumentar a corrosão em oleodutos.

“O clima espacial é um perigo significativo natural que requer preparação global”, diz o professor Hans Haubold no Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior.  “Este novo item da agenda, ligado às ciências e tecnologia espacial é para o benefício de toda a humanidade”.

A inclusão do item do clima espacial na agenda do COPUOS coincide com o décimo aniversário da International Living em 14 de fevereiro de 2013. O programa é um grupo de nações que se uniram em 2003 para estabelecer as bases para a cooperação mundial no estudo do clima espacial. A ONU vai ajudar a levar os seus esforços para o próximo nível.

A chave do problema para a ONU é ajudar a resolver problemas durante os apagões, na cobertura da tempestade em torno de nosso planeta. Quando uma tempestade solar varreu a Terra no passado, ondas de propagação ionizadas na atmosfera superior da Terra, geraram fluxos de corrente elétrica através do solo e o campo magnético do planeta inteiro começou a tremer.

“Estes são fenômenos globais”, diz Guhathakurta, “por isso temos de ser capazes de controlá-los por todo o mundo”.

Agora que o Clima Espacial foi elevado a um lugar permanente na agenda do COPUOS, será uma questão de conversa normal entre os diplomatas da ONU, cientistas e planejadores de emergência.

Fonte: Spaceweather.com e NASA Science News
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes


Comentário do Autor


      Neste comentário tem uma Conexão PQA. 
      Sempre que aparecer este selo terá uma postagem conectada.

Sentiram a preocupação da ONU? Bem... Até sua santidade o Papa Bento XVI está preocupado.  Lembram deste post? (A NASA e o Vaticano de Olho nos Céus). No entanto, muito fui criticado por expor aqui no PQA alertas solares. Diziam que eu estava exagerando, que eu estava gerando pânico sem fundamentos, sensacionalismo para render visitas à página, sobre algo que não causaria nada, que isto só aconteceria daqui a centenas de anos e até mesmo milhões de anos. Sim realmente pode nada acontecer de imediato, mas os bem avisados e conhecedores esclarecidos, podem pelo menos, compreender melhor a causa e tentar minimizar as conseqüências. Assim os leitores e amigos, não ficam como “cegos numa orgia tendo que apalpar”. Então, se a ONU e o comitê estão preocupados, e justamente durante o período de Máximo Solar, resolvem reunirem-se para confabular, é porque os gráficos e relatórios científicos significativos começaram a preocupar os governantes, e a sala do comitê ficou mais quente que a corona solar.

Como dizia meu finado pai: “A chapa está esquentando”.

Fiquem bem

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©
  

2 comentários:

  1. Ola Gerio sou uma visitante constante do blog e fico feliz em ver que retomou as postagens muito interessantes e explicativas para nos
    aprendi muito aqui e com tudo que é colocado no chat as discussões sobre eventos que envolvem a todos nos que somos leigos em assuntos de astronomia,
    parabéns e vamos em frente como dizia minha avó cego é aquele que não quer ver e onde tem fumaça tem coisa pegando fogo
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Quero ver o que os imbecis do site Apollo 11, vão dizer, porque eles alegam que nada vai acontecer. Porque eles não mandam uma mensagem para ONU, desmentindo-os? não são os """especialistas"""? kkkkk.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...