sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Impacto Profundo - Das Telas de Cinema para a Realidade


 Cena do Filme Impacto Profundo de 1998
Créditos: Paramount Pictures, DreamWorks SKG, Zanuck/Brown Productions


Por Gério Ganimedes

O que antes, era apenas um filme do tipo catástrofe, agora os fatos retiram as imagens da tela do cinema e projetam nos céus da Rússia. Assim como os grandes efeitos especiais criados pela indústria cinematográfica, uma rocha espacial adentrou o espaço aéreo dos Urais na Rússia deixando um rastro de fumaça, fogo, feridos e destruição. Desavisados, e sem saber o que fazer, a população da cidade de Yekaterinburgo contemplou o evento inerte e indefesa.


 Rússia, 15 de fevereiro de 2013.

Estamos pela primeira vez vivendo uma cena do cinema catástrofe na vida real. Estaríamos prontos para enfrentar um evento de maior intensidade e da mesma categoria? Agora observem as notícias que são veiculadas e que perdem seu efeito tranquilizador  quando fatos novos acontecem e parecem ter ligação.

 “Agência Espacial descarta relação entre meteorito e asteroide”
Corpo celeste caiu na Rússia no dia em que outro
de tamanho muito maior, passa próximo a Terra.

“Asteróide passará de raspão pela Terra hoje, mas sem risco”.

Nasa acompanha em tempo real passagem de asteróide pela Terra”.
Fenômeno não tem nada a ver com meteorito

No entanto, no mesmo dia, caiu um meteorito na Terra, sem aviso algum e causando destruição e feridos. É interessante que sejam divulgadas notícias para tranquilizar a população, e agências que forneçam dados precisos que assegurem o que está sendo mostrado em foto ou vídeo, entretanto por outro lado este meteorito que apareceu nas notícias não havia sido nem detectado, portanto é sempre bom analisar as entrelinhas do que é dito ou escrito, para podermos interpretar comunicados e notícias futuras. 

Fragmentos de um considerável meteorito espalharam-se como projéteis, após a explosão, causando grande deslocamento de ar, ferindo mais de 1000 pessoas e causando estragos em diversos prédios na área do evento. Nesta sexta-feira (15) um meteorito atingiu a região de Chelyabinsk, nos montes Urais. Segundo os últimos dados atualizados do Ministério do Interior da Rússia, moradores da cidade de Yekaterinburgo, Chelyabinsk, ficaram atordoados pelo forte ruído da explosão de um meteorito que entrou em nossa atmosfera. Conforme depoimentos de testemunhas oculares, a explosão foi precedida de um foco de luz brilhante (momento da explosão da rocha). Em seguida, surgiu no céu uma esfera luminosa, deixando um largo rasto branco. A onda de choque quebrou os vidros de várias janelas de vários prédios. Os destroços atingiram ainda uma empresa de cimento de Chelyabinsk, tendo destruído algumas paredes e uma parte do telhado. Foram igualmente danificadas as linhas de transmissão elétrica.


Vesti.ru 

A Academia de Ciências da Rússia disse em um comunicado que estimou que o meteoro tivesse cerca de 50 toneladas e entrou em nossa atmosfera a uma velocidade hipersônica de pelo menos 53 mil km/h, partindo-se em pedaços após a explosão, a uma altura entre 28 quilômetros e 51 quilômetros acima do solo.

Este fato arremeteu-me para um passado, não muito distante, quando assisti no cinema ao filme Impacto Profundo. Sigam meu raciocínio:

Quando asteroides maiores, se deslocam no espaço, normalmente são acompanhados de perto por detritos menores (meteoroides) que viajam a frente ao lado e atrás da rocha principal, presos como que por um campo gravitacional criado pelo asteroide. Esta área de detritos, próxima do corpo rochoso espacial pode variar de tamanho e se estender por até milhares de quilômetros. É como um corpo principal (no centro) seguido de detritos ou fragmentos (meteoroides) a sua volta. Estes fragmentos podem muito bem, estarem presos ao asteroide 2012 DA14 e viajando na mesma velocidade. Sendo assim antes mesmo dele cruzar a Terra ou mesmo depois de passar, pode arremessar contra nossa atmosfera o entulho espacial que o acompanha, contudo a NASA em um comunicado garantiu que o asteroide 2012 DA14 deslocava-se do sul para o norte, enquanto o meteoro da Rússia que explodiu deslocava-se do norte para o sul.

Poderia ter sido um destes fragmentos que penetrou na atmosfera e atingiu a cidade na Rússia? Segundo a NASA não, mas ainda me restam algumas dúvidas e coincidências neste caso. Se o meteorito tivesse uma dimensão maior, o número de vítimas e danos teria sido mais elevado, avaliou o chefe do Departamento de Física e Evolução de Estrelas do Instituto de Astronomia, Dmitri Vebe. De acordo com Sergei Smirnov, cientista do Observatório astronômico de Pulkovo, o objeto “tem uma massa de várias dezenas de toneladas, seguramente, que se pôde ver com clareza no céu”.





 Cratera causada pela queda do meteoro – Fonte: Foxnews Crédito: AP

Oleg Malkov, chefe do Departamento do Instituto de Astronomia junto da ANC, declarou que a humanidade não aprendeu ainda a prevenir a queda de meteoritos, apesar de diversos países, inclusive a Rússia, terem desenvolvidos sistemas de rastreio de objetos em volta da Terra, no entanto a eficiência destes projetos ainda deixa muito a desejar. Após buscas na região do rastro do bólido em chamas, os militares encontraram uma cratera de cerca de seis metros de diâmetro no suposto lugar da queda do meteorito, próximo ao lago de Chebarkul, informou um representante do Distrito Militar Central. Depois de verificado os índices de radiação no local, ficou constatado que estavam dentro dos valores normais. Depois de análise mais apurada ficou registrado que janelas e vidros de cerca de 300 edifícios de seis cidades foram estilhaçados após a explosão.  


De acordo com o portal Voz da Rússia, a Agência Espacial Federal da Rússia (Roscosmos) está desenvolvendo, em conjunto com a Academia de Ciências da Rússia, um programa que ajudará a conhecer melhor os perigos provenientes do espaço, declarou esta sexta-feira Yuri Makarov, chefe do Departamento de Planeamento Estratégico da Roscosmos. Além disso, segundo a fonte, a Rússia já tem alguns trabalhos começados, no âmbito do programa espacial federal, com vista a estabelecer um sistema de monitoramento do espaço próximo da Terra contra ameaças de caráter industrial e espacial. Makarov também observou que teria sido impossível evitar a queda de hoje do meteorito.

Fonte: Voz da Rússia
Link da notícia AQUI
Texto: Gério Ganimedes
Imagem da capa da postagem: Paramount Pictures
Colaboração: Renato Cabral, Rosana e Francisco.
Apoio Internacional: Lennoy (Rússia)


Comentário do Autor

Este meteorito bastardo, que nem batizado foi, porque não foi detectado pelo sistema de rastreamento em vigor, e penetrou em nossa atmosfera, depois da análise de astrônomos, foi estimado com 50 toneladas de peso. Imaginem agora, o estrago que uma rocha de 130.000 toneladas como o “pedregulho” que ganhou o nome de 2012 DA14 faria caso penetrasse em nossa atmosfera. Se um asteroide com essas dimensões colidisse com o planeta, liberaria 2,5 megatons de energia e provocaria uma devastação regional em grande escala. O perigo passou, mas mesmo assim, como nosso desaparecido, mas sempre amigo e colaborador Abreu dizia: “... Sigamos, a silenciosa e implacável linguagem dos fatos”, para não deixar nada escapar de nossos sentidos.

 

Fiquem bem

 

Gério Ganimedes

Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

2 comentários:

  1. duas coisas ficaram claras a fragilidade do todo poderoso sistema de defesa e a mediocridade de falsas noticias de que tudo esta sobre controle

    ResponderExcluir
  2. Muitas dúvidas no ar... Seria realmente um meteoro? Mas se um meteoro explode na hora em que entra na atmosfera terrestre, como este explodiu chegando no chão? E se fez uma cratera de seis metros de diâmetro ( parece maior) como é que não encontraram a rocha e nem fragmentos? Será que se desintegrou após formar a cratera? E se foi capaz de provocar tantos estragos, é sinal de que não era pequeno.Como não foi detectado pela NASA?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...