quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Asteróide Próximo a Terra Descoberto por Astrônomos Amadores

Crédito: ESA/TOTAS Survey Team


Cientistas anunciaram nesta quarta-feira(12) de outubro que uma equipe de astrônomos amadores descobriram um asteróide, que até então era desconhecido, em órbita de aproximação com a Terra, destacando assim, como as contribuições de pessoas comuns (astrônomos amadores), podem fazer a defesa planetária.


  Observatório de Tenerife, a uma altitude de 2393 metros 
de onde o asteróide foi detectado

Os observadores amadores encontraram o asteróide, que é conhecido como 2011 SF108, em setembro deste ano, usando um telescópio localizado nas Ilhas Canárias. Enquanto o 2011 SF108, em sua órbita, parece se aproximar da Terra, sua distância é cerca de 30 milhões de quilômetros, entretanto, ainda se qualifica como um objeto próximo à Terra - uma classe de rochas espaciais que podem constituir um perigo para o nosso planeta.

De acordo com um comunicado da ESA (Agência Espacial Europeia), a equipe se aproveitou de uma brecha de observação, patrocinada pela SSA, num programa próprio, para este tipo de procura e descoberta.


Fonte: Space.com
Leia a notícia em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes


Comentário do Autor
 
E o NEOWISE da NASA para que serve mesmo?

Gério Ganimedes

2 comentários:

  1. Tá bom, vou acreditar que essas agências manipuladoras com os melhores telescópios em operação não descobriu essa "pedrinha" próxima da Terra.

    Jonathan.

    ResponderExcluir
  2. Mas, ele representa mesmo , algum perigo para a Terra?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...