segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Fenômenos Solares - Buraco Coronal

Crédito: NASA (SDO)



Por Gério Ganimedes


Mantendo o padrão informativo do Projeto Quartzo Azul, retorno as postagens com um boletim de nossa estrela-mãe. Forte abraço e boas vibrações a todos amigos e leitores.


De acordo com informações do portal Spaceweather.com (Clima Espacial) a Terra está entrando em um período de fluxo de vento solar de alta velocidade e a fonte do vento é um Buraco Coronal no sol. A imagem acima que foi obtida pelo Observatório Dinâmico Solar da NASA, durante as primeiras horas de 17 de dezembro de 2012, mostra um buraco coronal de grandes dimensões, e que parece se dilatar. 

Um buraco coronal é um lugar na atmosfera do Sol, onde o campo magnético solar se abre, permitindo a fuga do vento solar.  Este buraco em particular é um buraco coronal localizado muito abaixo do hemisfério sul de nossa estrela, de modo que está emitindo um fluxo que não está se dirigindo diretamente para o nosso planeta. Até o momento, os meteorologistas do NOAA estimam uma pequena chance (20%) de ocorrerem tempestades geomagnéticas, no entanto, os observadores de alta latitude podem ficar atentos para formações de auroras boreais.


Dedicado ao leitor, colaborador e amigo Francisco.


Gério Ganimedes
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul©©



Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...