quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Preparem Seus Telescópios - Dois Asteroides no Firmamento Noturno


Asteroides Ceres e Vesta e o gigante Júpiter
no Starry Night Pro Software



Por Gério Ganimedes


Em 02 de dezembro de 2012 o gigante Júpiter atingiu total oposição ao Sol, alinhando-se de frente para o sol no firmamento. Isso significa que é um alvo e tanto para os astrônomos, que podem vê-lo brilhar durante a noite, toda esta semana. Dentro das próximas duas semanas, mais dois corpos do sistema solar vão atingir oposição e juntarem-a Júpiter nesta condição. São os asteroides Vesta e Ceres. Sete anos atrás, estes dois corpos celestes poderiam ser descritos como os dois maiores asteroides do sistema solar. Os corpos encontram-se nas órbitas de Marte e Júpiter. 

Em 2006 a União Astronômica Internacional, órgão dirigente da astronomia mundial, reclassificou Ceres como um planeta anão, agrupando-o juntamente com Plutão e outros objetos do Cinturão de Kuiper. Muitos astrônomos ainda classificam Ceres como um asteroide, mesmo com seus 952 km de diâmetro, que é quase duas vezes maior que outros asteroides grandes e próximos como o Pallas (524 km), e o Vesta (513 km). Ceres tem a forma redonda, enquanto a grande maioria dos asteroides possui forma irregular como uma batata.

Imagem de Ceres tirada pelo 
Telescópio espacial Hubble (NASA).

A ilustração da postagem representa um instantâneo da mesma área do céu, de como eles aparecerão, entre 09 de dezembro e 18 de dezembro de 2012. Todas as estrelas de fundo são as mesmas em ambos os pontos de vista, mas os três corpos do sistema solar, Júpiter, Vesta e Ceres, serão ligeiramente deslocados para a direita entre os dois pontos de vista. Em geral, todos os planetas e asteroides movem-se da direita para a esquerda em todo o fundo estrelado, no que é chamado de movimento normal. No entanto, perto da oposição, a Terra está realmente se movendo mais rápido do que os planetas exteriores, assim, de nossa perspectiva, parecem se mover da esquerda para a direita, no que é chamado de movimento retrógrado. Como todos os três objetos estão dentro de um período de duas semanas de oposição, eles estão todos, mostrando movimento retrógrado.

Vesta - Uma batata quente espacial


Fonte: Space.com
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes

Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...