segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Anatomia de uma Estrela - Sol

 SDO(NASA)
Ampliação: Gério Ganimedes


Por Gério Ganimedes


No cenário escaldante do astro que faz a manutenção da vida na Terra e em todos os outros planetas do sistema, surgem estruturas que despertam curiosidade, que além de apresentarem extrema beleza se parecem com organismos vivos. Como numa observação de uma lâmina instalada em um microscópio, vislumbro o plasma agitado da superfície solar ou corona solar que cria imagens fantásticas durante a abertura de um buraco coronal (região do sol onde os ventos solares fluem com mais intensidade e as temperaturas são mais baixas - foto acima). 



Observando com mais dedicação e através de uma análise mais aprofundada estas imagens ganham vida parecendo estarmos diante de um mundo de pequenos seres microscópicos. Durante os cinco anos de estudos do sol, venho colecionando imagens para análises mais ricas. Após ampliações e a aplicação de filtros cromáticos digitais, consegui capturar o que se parece com pequenos seres vivos. Estas “criaturas” geradas por energias incomensuráveis surgem ao serem aplicados filtros cromáticos nas imagens ampliadas fornecidas pela sonda da NASA – SDO (Observatório Dinâmico Solar). As combinações de gases, pressão, energia e plasma geram fractais belíssimos e reais, que se originam dos milhões de graus de temperatura que emanam da superfície da estrela. Estes filamentos ou fragmentos, muitos maiores que nosso planeta e que mais se parecem com pequenos seres vivos, tornam-se parte integrante das ondas de milhões de partículas que são ejetadas pelo sol em direção ao espaço e consequentemente em direção a Terra. Nesta espécie de espetáculo de fogos de artifício cósmico, muitas destas composições, já dissipadas durante sua viagem, chegam até nossos pólos terrestres, mostrando sua energia e beleza, refletidas como ondas de luz esverdeada em nossa atmosfera - as auroras boreais. Uma jornada cósmica deslumbrante que demonstra a grandeza e a energia inesgotável do universo que fazemos parte.



No decorrer de nossas postagens, apresentarei mais resultados dos trabalhos que venho desenvolvendo, através da análise detalhada das imagens fornecidas pelas sondas que observam nosso sol.

Fiquem bem

Texto, pesquisa e edição de imagens: Gério Ganimedes.
Colaboração: Perva Ganimedes.
Fonte das imagens analisadas: SDO (NASA).

Post dedicado a minha Estrela Azul, Rosana

Gério Ganimedes      
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...