segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Buraco Negro “Adormecido” pode Acordar no início do ano de 2014

 Sagitário A – A localização do Buraco Negro Massivo
Em estudos anteriores, observações da estrela S2 em órbita, em torno de Sagitário A foram utilizadas ​​para demonstrar a presença do Buraco Negro no centro da Via Láctea.


Por Gério Ganimedes


Astrônomos estão prevendo que a nuvem de gás chamada de G2 poderia causar atividade do buraco negro do centro da Via Láctea no início do próximo ano


O Dragão Negro localizado no centro de nossa galáxia pode acordar de seu sono de beleza. Cientistas parecem ter desvendado o mistério do buraco negro supermassivo localizado no centro da Via Láctea. Durante vinte anos os cientistas suspeitavam de que uma explosão poderosa ocorrera no centro da galáxia, contudo agora, com este novo estudo e os poderosos telescópios, os astrônomos conseguiram determinar que, a grande explosão realmente aconteceu, há dois milhões de anos. A explosão ejetou uma nuvem de partículas de 200.000 anos-luz de extensão.



Astrônomos podem detectar a presença de um buraco negro, observando deformações de luz (intensidade da luz proveniente do combustível fresco, gás que se acende) na malha espacial próxima dos “supostos devoradores”. Uma nuvem de gás é como ração alimentar para um buraco negro. Em estudos anteriores cientistas da Universidade de Columbia, Nova York – EUA previram uma maior aproximação desta nuvem G2 com o centro da galáxia em setembro de 2013. 

Novos estudos apresentam evidências que sugerem que este Buraco Negro já estava de fato ativo em algum ponto, porém segundo astrônomos não estávamos perto o suficiente para observá-lo. A descoberta é uma confirmação de que os buracos negros podem piscar passando da potência máxima a quase nenhuma atividade, por curtos períodos de tempo, mas isso em termos cósmicos. Este buraco negro tem quatro milhões de vezes à massa de nossa estrela e astrônomos respeitáveis como o professor Joss Bland-Hawthorn da Universidade de Sidney, principal autor do estudo, publicado na revista científica Astrophysical Journal disse que as imagens observadas demonstram que este buraco negro é uma “arma fumegante”.

Agora a nuvem de gás G2 pode acordar o Dragão Negro adormecido, estimulando sua fome devoradora, no início do próximo ano.

Fazendo uma analogia, na cadeia alimentar cósmica, um buraco negro localiza-se no topo, entretanto o que existirá do outro lado da garganta deste dragão faminto? Estamos na mira de seu bafo escaldante? Quais as consequências aqui na Terra diante destes eventos cósmicos de grande magnitude? Muito cedo para prever. Vamos aguardar as próximas descobertas e estudos publicados ...

Agradecimentos a todos leitores da Alemanha que marcam aqui sua presença, prestigiando nossas publicações. 

Fiquem bem

Texto: Gério Ganimedes
Colaboração: Rosana Ganimedes Sant
Fonte:  Astrophysical Journal , Space.com e Daily Mail Science
Imagens/crédito: NASA

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Um comentário:

  1. Então um buraco negro só funciona quando está consumindo matéria?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...