quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Mancha Escura no Sol nas Imagens do Observatório Dinâmico Solar

Crédito: Spaceweather.com - SDO (NASA)
Eclípse Solar (Sol/Terra/SDO)

Por Gério Ganimedes


Antes que alguém diga que tem algo de errado na superfície do sol leiam este boletim informativo:

  
Até o dia 25 de setembro de 2013 o Sol, a Terra e o Observatório Dinâmico Solar (SDO) estarão numa “temporada de eclipses”. Duas vezes por ano, na época dos equinócios, a Terra pode passar diretamente entre o Sol e o Observatório Dinâmico Solar da NASA ou SDO, produzindo uma série de belos eclipses do ponto de vista da sonda espacial. A temporada de “Eclipse Técnico” do Sol começou esta semana, produzindo uma mancha escura no sol. Durante o eclipse, que foi marcado aproximadamente no dia 2 de setembro de 2013 (0658 UT), a Terra cobriu cerca de metade do sol. Estes eclipses duram normalmente apenas alguns minutos por dia (no máximo 72 minutos).


Texto: Gério Ganimedes
Fonte: Spaceweather.com
Colaboração: Perva Ganimedes

Agradecimentos aos leitores da cidade do México que estão sempre aqui prestigiando nosso trabalho, abraço a todos

Postagem dedicada ao meu amigo Francisco

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

2 comentários:

  1. Juro que não entendi. Uma eventual escuridão ou sombra em nosso planeta ocorre quando a luz do Sol é impedida de passar pela Lua.
    O Sol irradia luz para todo o sistema solar e seus planetas que a refletem mas o contrário não ocorre. Como leigo pergunto: Não precisaria existir uma fonte de luz muito maior e mais intensa que a do Sol para que a sombra eclipsada de algum planeta fosse projetada no sol? Ainda assim essa sombra seria perceptível dada a luz do próprio sol? Dado o pequeno tamanho dos planetas do sistema em relação ao sol, isso seria perceptível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos diante de sensores sensíveis, o que faz com que um objeto, neste caso a Terra, passando diante de filtros da sonda causem uma interrupção da luz para os sensores na verdade é uma sombra nas lentes da sonda que monitora o sol e não uma sombra no sol. Espero ter sido claro. Abraços e obrigado pela participação.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...