quarta-feira, 20 de julho de 2011

Estranho Anel Torcido de Gás no Centro da Via Láctea



Um bizarro anel, torcido, de gás denso, no centro da nossa galáxia, a Via Láctea, tem sido observado pelo Observatório Espacial Herschel. apenas algumas partes do anel, que se estende por mais de 600 anos-luz, eram conhecidos antes, mas a visão do Herschel revela todo o anel pela primeira vez e uma estranha torção que se assemelha a uma fita tem deixado os astrônomos coçando suas cabeças.



O pesquisador da NASA, Alberto Noriega-Crespo, do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, disse: “Nós olhamos esta região no centro da Via Láctea muitas vezes antes no infravermelho, mas quando olhamos para as imagens de alta resolução usando sub-milímetros de comprimento de onda do Herschel, a presença de um anel é bastante clara”. O Observatório Espacial Herschel é uma missão da Agência Espacial Européia, liderada com contribuições importantes da Nasa. Ele vê a luz infravermelha e sub-milímetros, o que pode facilmente penetrar através da poeira que paira entre o movimentado centro de nossa galáxia e nós. Detectores do Herschel também são adequados para ver as mais frias coisas em nossa galáxia.

Quando os astrônomos apontaram, o telescópio gigante, para o centro da Via Láctea, viram imagens capturadas de seu anel interno, sem precedentes. Os astrônomos ficaram chocados, quando observaram um tubo de gás, denso e frio, misturado com poeira, onde novas estrelas estão se formando. O anel, que está, no mesmo plano da nossa galáxia, mais parece um símbolo do infinito com dois lóbulos apontando para os lados. Na verdade, eles determinaram mais tarde que o anel foi apertado no meio, por isso só parece ter dois lóbulos. A imagem da estrutura, pode ser imaginada segurando-se uma faixa, dura elíptica e torcendo as extremidades em direções opostas.

"Nós temos um novo e emocionante mistério em nossas mãos, bem no centro da nossa própria galáxia."


Fonte/Crédito: Daily Mail – UK
Leia a notícia completa em inglês AQUI
 
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...