quinta-feira, 3 de março de 2011

O Sol está Apresentando Mudanças que Intrigam os Cientistas

foto/crédito: Reuters
  
  
   O Sol se tornou uma preocupação constante na vida dos cientistas. Vocês repararam que semana após semana estão saindo dados de pesquisa sobre o Sol?

   Estou começando a ficar preocupado e tenho dedicado muito tempo analisando e estudando os gráficos solares enviados pela SOHO.  Estudando como o Sol funciona podemos compreender e até saber se as informações liberadas nos meios de comunicação estão contando toda a verdade.


   O Mistério do Desaparecimento das Manchas Solares


   Segundo estudo, cientistas dizem que resolveram o mistério por trás do desaparecimento de manchas solares, um fenômeno que tem desafiado os astrofísicos do mundo inteiro há mais de dois séculos.


   Os cientistas acreditam que, raramente campos magnéticos fracos no sol ao lado de uma reduzida atividade solar, fazem as manchas de desaparecer, Seria esta a palavra final? 
As manchas solares aparecem ao olho humano como manchas escuras no sol, alguns tão grande como 49 mil milhas. Elas são causadas pela intensa atividade magnética, ou tempestades, na superfície do Sol, que é plasma.
   As manchas solares, que muitas vezes emitem partículas para o espaço e que são conhecidas como erupções solares, desapareceram entre 2008-2010, onde numa ocorrência rara, anteriormente relatada em 1810.

   Embora esteja bem documentado que o Sol passa por ciclos regulares de 11 anos de alta e baixa atividade solar, manchas solares não estão propensas a desaparecer por um período prolongado, disseram os investigadores.
   Na Universidade Estadual de Montana, o físico solar Piet Martens, que conduziu o estudo com dois outros cientistas, disse em um comunicado: "Compreender as manchas solares é importante, porque as atividades solares influênciam o clima espacial e que também afeta as tecnologias no espaço e na Terra". Por exemplo, em 2009 a ausência de manchas solares, causou um onda de radiação cósmica violenta, observaram os investigadores.

    A exposição à radiação de alta energia, pode ser perigosa para os astronautas e pilotos de longa altitude, que podem estar protegidos, contra explosões solares, mas não aos raios cósmicos emitidos pelas erupções, de acordo com a Nasa.

   Dr. Martens e uma equipe de pesquisadores usaram telescópios no espaço para reunir informações sobre a superfície do sol, documentando as manchas solares, erupções solares e a força dos campos magnéticos nos pólos norte e sul do sol. Usaram computadores para modelar a superfície do sol mais de 2.000 anos, a equipe localizou uma ligação entre uma ausência de manchas solares e fracos campos polares.  A descoberta abre caminho para os cientistas predizerem a magnitude das calmarias da atividade solar através do exame dos campos polares.  Lapsos na atividade solar pode reduzir ventos solares, impedindo a decomposição de lixo espacial, como satélites desativados e peças de foguetes.  Esses itens põem em risco satélites em órbita, que fornecem sinais para tudo, desde telefones celulares a sistemas de defesa nacional.

   Os cientistas disseram que a habilidade, de prever melhor, os extremos na atividade solar, como o desaparecimento das manchas solares, pode ajudar a proteger os sistemas de comunicação, dando tempo a técnicos e cientistas,  para efetuar alterações nas órbitas dos satélites ou até mesmo desligar sistemas sensíveis.




Fonte da Pesquisa: Revista Nature.
Foto/Crédito: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...