segunda-feira, 26 de março de 2012

Lua de Saturno Apresenta "Plumas" Gigantes de Vapor - Geisers

Pelo menos quatro plumas” distintas, de água gelada, sendo
 pulverizada da região polar sul de Enceladus - lua de Saturno.  
A imagem foi obtida em luz visível através da câmera
 da sonda Cassini num ângulo bastante estreito
 em 25 de dezembro de 2009.  
 Crédito: NASA / JPL / Space Science Institute

Por Gério Ganimedes

A forte atração da gravidade de Saturno, causa sobre uma de suas luas geladas, rachaduras imensas. A superfície de Enceladus, sob o forte efeito das tensões gravitacionais, que o “Gigante de Anéis” causa, cria enormes brechas na superficie polar e gelada, fazendo a pressão aplicada explodir, como jatos de água e gelo ou “Geysers”. O novo estudo baseado nas últimas imagens da sonda Cassini da NASA, em órbita de Saturno, revelam pistas que permitiram aos cientistas, pela primeira vez, fazerem uma conexão entre a gravidade de Saturno e as "fissuras de jato", na sexta maior lua do planeta, Enceladus.

De acordo com Terry Hurford, cientista do projeto Cassini da NASA, com escritório no Goddard Space Flight Center (Greenbelt – Maryland), este novo trabalho dá uma visão da mecânica destes jatos pitorescos da Enceladus, mostrando um quadro bastante singular de atividades neste pequeno ponto do sistema solar. Os resultados deste trabalho foram apresentados segunda-feira (19 de Março) numa Conferência de Ciência Planetária em The Woodlands, Texas.


Comentário do Autor 

Avançando um pouco mais no trabalho das pesquisas, poderia dizer que não só a pressão formada pela ação gravitacional de Saturno sobre Enceladus estaria sendo a causa das constantes “plumas” de água e gelo, mas com base nos estudos, pesquisas e cálculos recentes da atividade solar e seus números de altos expoentes eu posso me arriscar a afirmar que muito deste aumento na pressão e quebra da estrutura, desdes corpos celestes mais frágeis, estão sendo causados pelo Sol. A força gravitacional resulta em atração, diretamente ligada a pressão e ruptura de superfície gelada – entretanto se aplicarmos, além dos fatores estudados pela missão Cassini, mais calor intenso da alta atividade de plasma solar, atingindo a crosta gelada da lua de saturno – teremos todos os ingredientes para gerar grandes explosões e colunas de vapor jogadas a milhares de quilômetros de sua superfície.

Estamos atravessando um período de mudanças em todo o sistema, o que resulta em mudanças de atividade e comportamento dos planetas que compõe os anéis das órbitas do sol. Resta saber o quanto, nossos pólos, tanto norte como sul, vão sobreviver a este novo ciclo de evolução cósmica e transformação generalizada de todos os corpos celestes abrangidos por nossa estrela, mais além por nossa galáxia a Via Láctea e muito mais além por alguma força desconhecida, que se aproxima a passos largos de nós.

Agora cá entre nós: "Imaginem o tamanho destas plumas de água e gelo, vistas de perto!"

Gério Ganimedes

Fiquem bem 

Fonte de Pesquisa: Space.com / Science Magazine
Texto: Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...