sábado, 10 de março de 2012

Tsunami Solar - Uma Onda de Plasma na Superfície do Sol

Edição de Fotograma: Gério Ganimedes Fonte do vídeo: Spaceweather.com
A linha vermelha dentro da elípse em branco mostra a região de propagação 
da gigantesca tsunami de plasma na superfície da estrela.


Por Gério Ganimedes

De acordo com o site de clima espacial Spaceweather.com, a mesma erupção solar que arremessou uma enorme EMC (Ejeção de Massa Coronal) para a Terra, produziu também um tsunami monstruoso de plasma sobre o sol. O Observatório Dinâmico Solar da NASA registrou a sombria, no entanto poderosa ondulação a grande distância do local da explosão. 


O tsunami foi de cerca de 100.000 km de altura e projetou-se para fora da superfície a uma velocidade de 250 km/s, com uma energia total de cerca de dois milhões de megatons de TNT (Dinamite). Tais ondas, muitas vezes, estão subjacentes as EMCs, assim como agora também se deslocam em direção a Terra.

Imagens animadas da previsão mostram que a EMC também vai atingir o Mars Science Lab (MSL), a nave espacial da NASA em 12 de março de 2012, seguido a atingir Marte em 13 de março de 2012. O que poderá ser interessante, pois o laboratório de medições acoplado na “Mars Rover Curiosity” poderá obter algumas leituras da nuvem de plasma que vai passar.

Durante este período o campo magnético da Terra apresenta certa calmaria, após dois dias de intensa tempestade e agitação magnética causada pelos consecutivos impactos das EMCs.  No auge da perturbação em nove de março de 2012, luzes do norte foram vistas nos Estados Unidos até o sul de Dakota, Minnesota, Wisconsin, Oregon, Wyoming, Illinois, Montana e até no Kansas.
 
Embora a magnetosfera esteja relativamente calma neste momento, apesar de ainda apresentar leves índices de tempestade geomagnética, em breve teremos mais agitação. A EMC arremessada em direção ao nosso planeta, originada no grande grupo de manchas ativas no Sol, criaram um erupção de Classe M6 no dia 09 de março e esta, é esperada para chegar a Terra, durante as primeiras horas de 11 de março de 2012.

Estamos atentos ...

Fonte/Crédito: Spaceweather.com
Tradução de informativo e adaptação de texto: Gério Ganimedes
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul©©

 

Um comentário:

  1. olá Gério. Acompanho seu blog e outros nessa linha,acho muito interessante tudo que se refere às mudanças desse ano. Quanto à esta foto do sol com a linha que traçou, dias atrás tive um sonho muito interessante: Estava olhando pro céu e vi o que parececia ser o sol ou lua porque era parecedio com os dois em brilho, e derrepente um estrondo e um raio atravessou na diagonal então pensei meu deus está acontecendo mesmo..logo depois, aindo no sonho, apareceu um ceu muito lindo com constelações muito coloridas e um "disco voador" desceu com um elefantinho branco e alegre dentro. Parece muita fantasia mas o fato de ver esta foto me deixou bastante impressionado. abraço

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...