Ilustração - Gério Ganimedes
Por Gério Ganimedes
Segundo notícia divulgada no portal Daily Mail UK, o Inspetor da Agência Espacial Americana, revelou que um notebook da NASA foi roubado no ano passado. Ele continha as instruções para o controle da Estação Espacial Internacional. Paul K Martin disse ao Congresso dos EUA ontem, em um testemunho destacando os desafios de segurança da NASA, que o notebook desaparecido (perdido ou roubado) é um dos 48 dispositivos de computação móvel pertencentes à Agência e que desapareceu entre abril de 2009 e abril de 2011.
Em um relatório escrito, ele disse: “O roubo de um computador notebook sem criptografia da NASA em marco 2011, resultou na perda dos algoritmos utilizados para comandar e controlar a Estação Espacial Internacional”.
“Outro notebook roubado continha números de Segurança Social e os dados sensíveis do Programa Constellation da NASA assim como os do Programa Orion”. “Além disso, a NASA não pode consistentemente medir a quantidade de dados sensíveis expostos, quando notebooks dos funcionários são perdidos ou roubados, porque a Agência conta com o relato dos próprios funcionários sobre os dados perdidos, em vez de determinar o que foi armazenado nos dispositivos, analisando os arquivos de backup”.
Segundo o Sr. Martin, a NASA informou 5.408 incidentes de segurança na área de informática entre 2010 e 2011. Esses softwares maliciosos envolvidos estão sendo instalados, ou uma pessoa não autorizada, está tendo acesso aos sistemas da NASA.
Ele disse que “os atacantes cibernéticos qualificados e comprometidos, podem optar por causar perturbação significativa, para as operações da NASA, como redes de TI que são fundamentais para todos os aspectos das operações da NASA”.
Fonte: Daily Mail – UK
Leia a notícia em inglês AQUI
Colaboração: Dana
Comentário do Autor
Fico imaginando o sorriso estampado na face deste sujeito que está com o notebook da NASA na mão! Com certeza não tem prêmio da Mega Sena, que pague isso. Ele está com a caixa de pandora na mão, a arca da aliança, o controle remoto da alegria o microfone do Galvão Bueno nas mãos.
Meu amigo! Faça mais gente feliz, compartilhe desta alegria, conte para nós o que tem de bom ai, só uma parte depois pode brincar de rádio controle com a ISS, a gente ve pela câmera a sua habilidade.
Brincadeirinha rapaz! Vai que aquele bagulho despenca! Entrega logo esta porqueira para os homens, mas rápido eim!
Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©
Com certeza eles tem uma forma de cancelar, bloquear, destruir remotamente o dito notebook. Será?...gostei do seu comentário, Gério!...rs
ResponderExcluirNum país com tanta segurança e controle de tudo, como é que se dá este mole?! Não acredito nesta história, a verdade deve ser outra, talvez para justificar alguma "esperteza" da própria agência.
ResponderExcluirNASA não pertence ao governo, é uma empresa privada. Portanto a segurança depende deles mesmos.
ResponderExcluir