terça-feira, 27 de março de 2012

Square Kilometre Array ou SKA– O Telescópio mais poderoso do mundo




Por Gério Ganimedes

Um projeto que deverá atingir em torno de 1,3 milhões de Libras (3,7 milhões de Reais), poderá responder questionamentos dos cientistas e desvendar os mistérios fundamentais sobre nosso universo? 

Square Kilometre Array (SKA) – O Maior Telescópio Terrestre  
Matriz de Quilômetro Quadrado

Os diretores do projeto se reunirão em 3 de abril de 2012, em Amesterdã,  para discutir a localização do gigantesco telescópio, espalhado em 3.057 quilômetros quadrados na superfície da Terra. Eles vão começar a construir em 2016. Segundo Michiel Van Haarlem diretor interino do projeto SKA, o enorme projeto terá um profundo impacto na maneira como percebemos o nosso lugar no universo e como entendemos sua história e seu futuro. “Sabemos que vamos descobrir coisas”. Ele vai recolher tanta informação sobre o cosmos que um supercomputador equivalente em poder de um escalonamento de um bilhão de PCs serão necessários para processar tudo. O volume de dados produzidos, a partir dos pratos, terá seu tráfego medido em Petabits por segundo (Um Petabit é uma unidade de armazenamento de informações ou dados de computadores. Normalmente ele é abreviado por Pb. 1 Pb = 1.000.000.000.000.000 (um quadrilhão) de bits 1015), ou cerca de 100 vezes o tráfego atual global da internet, o suficiente para encher 15 milhões de iPods de 64GB por dia. O SKA será constituído de milhares depratos” instalados em uma superfície de 3.057 quilômetros, com “espelhos” de uma área total, de um quilômetro quadrado, que irá fornecer dados astronômicos que irão mudar completamente a nossa visão do universo.

A comunidade científica, também acredita que o SKA representa nossa melhor chance de descobrir se há vida além de nosso sistema solar.

Para fazer isso exigirá tecnologia de ponta. O SKA com seus pratos individuais de 15 metros vai detectar a radiação eletromagnética emitida por objetos no espaço, isto quer dizer que será o mais sensível telescópio construído. Capaz de detectar um radar, num aeroporto, em um planeta a 50 anos-luz de distância da Terra.

Esses pratos serão complementados, por matrizes de baixa e média freqüência de abertura, que irão fornecer um grande campo de visão e serão capazes de observar mais de uma parte do céu de uma vez. Espera-se que a construção começará em 2016, mas a localização exata para construção do potente telescópio ainda está para ser decidida.


Fonte: Daily Mail – UK 
Leia a notícia em inglês AQUI
Tradução, conversão de medidas, complemento e adaptação de texto: Gério Ganimedes


Comentário do Autor 

A miopia deles, quem sabe, está para ser tratada ...


Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Um comentário:

  1. o estranho é que projetos milhonários que façam as pessoas olharem para dentro não existem, não estou falando de supermicroscópios, e sim de projetos que levem as pessoas a buscarem se conhecerem, pela essência e não pela forma.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...