sexta-feira, 15 de março de 2013

Óvni Capturado por Câmera de Segurança em Queimados RJ - Nova Análise Comparativa


Frame analisado do vídeo – Edição de imagem: Gério Ganimedes
Observação: Este frame foi extraído do vídeo postado
 no Youtube por Estênio Oliver 
Pesquisa: Gério Ganimedes


Por Gério Ganimedes


Atualização da Postagem anterior


Apresentaremos nesta atualização de postagem uma segunda hipótese da análise do vídeo do óvni de Queimados, Baixada Fluminense/RJ baseada exclusivamente nas imagens apresentadas no vídeo da câmera de segurança, desconsiderando os relatos das testemunhas da reportagem.    


Comentário do Leitor

“... Acredito que o Óvni pode ser algum inseto que pousou sobre a lente da câmera, tendo seu abdômen iluminado pelos Leds infravermelhos. Em 01:01:06, sobre a elipse brilhante, pode-se perceber um movimento pulsante, como um movimento de asas ou antenas. O brilho gerado pelo abdômen iluminado, refletiu no vidro da lente, gerando um flare muito grande. Por fim, o inseto se movimentou sobre a lente e foi embora...”

Ricardo Brugger


Partindo então deste ângulo de análise, tendo como intruso um inseto, resolvi pesquisar na busca por mariposas noturnas com características semelhantes (formato da asa, corpo e antenas). Encontrei finalmente um tipo de mariposa ou traça que poderia se enquadrar no perfil do inseto, da hipótese levantada por nosso leitor. A mariposa branca ou “noivinha”, (espécie de traça noturna) conforme imagem acima, até poderia ser o agente invasor dos sensores infravermelhos da câmera de vigilância. Então para compreensão da idéia apresentada, observe no vídeo, no quadrante esquerdo, logo após aparecer o objeto emissor ou refletor de luz, que se percebe um movimento irregular e oscilante, semelhante ao movimento inquieto das antenas desta classe de inseto. Assim sendo, se conduzirmos a interpretação das imagens por este plano investigativo, todo o restante de fenômenos envolvidos e observados na cena (luzes, interferências e aparição de uma suposta criatura) teria de ser explicados através de outra teoria ou de um fenômeno psicológico conhecido como PAREIDOLIA.

Pareidolia - Fenômeno psicológico que envolve um estímulo vago e aleatório, geralmente uma imagem ou som, sendo percebido como algo distinto e com significado. É comum ver imagens que parecem ter significado em nuvens, montanhas, solos rochosos, florestas, líquidos, janelas embaçadas e outros tantos objetos e lugares.

Exemplo de Pareidolia

O objetivo do Projeto Quartzo Azul sempre foi o de abrir espaço para que os leitores possam expor suas idéias e teorias, resultando assim em uma análise conjunta. Em minha opinião o vídeo ainda deixa muitas dúvidas, sejam elas criadas pela baixa qualidade da imagem ou pela reprodução de imagens que mostram um ambiente sinistro cercado de mistério. Gostaria de relacionar aqui duas observações que penso merecerem destaque, e que talvez, venham a perturbar a hipótese de inseto na câmera:
  
1-     Insetos desta espécie noturna costumam ficar agitados na proximidade de fontes luminosas, seja qual for à freqüência do espectro, o que não é o caso deste inseto, que em 85% do vídeo, mantém suas asas completamente imóveis, exceto pelo movimento das supostas “antenas”.

2-     No final do vídeo quando o suposto óvni movimenta-se da esquerda para a direita, ele ilumina toda área onde a suposta criatura estava e logo a seguir ele desaparece. Caso o agente invasor seja realmente um inseto, penso que se observaria o bater das asas, mas diferente disso, o objeto desloca-se como se estivesse flutuando. Caso o intruso seja um inseto, de onde vem a fonte de luz que ilumina o terreno logo abaixo do campo de visão da câmera?   

A ufologia para ganhar reconhecimento, deve ser conduzida com a mente aberta e receptiva para idéias e teorias, abrindo o foco tanto para o universo científico como para o sobrenatural ou inexplicável. Até que se prove ao contrário, restarão sempre dúvidas, que nos deixarão despertos e instigados a pesquisar mais sobre os fatos. Devemos esgotar todas as hipóteses, sempre discernindo entre o que se vê o que gostaríamos de ver, e o que foi efetivamente registrado, pois temos uma tendência natural ao sobrenatural e ao desconhecido, e isto parece estar alicerçado na alma humana. Creio que possa ser uma herança ancestral, no entanto, logo a seguir nosso racionalismo nos questiona e acordamos diante a realidade apresentada. A cada nova análise, compartilhamento de idéias, opiniões e teorias sejam elas fornecidas por profissionais, entusiastas ou pesquisadores em suas respectivas áreas de atuação, aprendemos e acumulamos conhecimento para ver com olhos críticos os futuros registros, tornando-nos legítimos detetives de uma ciência que ainda não conquistou o respeito do público em geral.


Agradecimentos do Projeto Quartzo Azul ao leitor Ricardo Brugger por sua análise e contribuição ao projeto.

* Postagem Programada

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

6 comentários:

  1. Gério , mas e a morte das galinhas que ocorreram naquela noite? Encontrei esse link abaixo:

    http://www.curtetudo.com/2013/03/camera-flagra-suposto-ovni-em-sitio-de.html

    ResponderExcluir
  2. Quando eu li essa hipótese tbm não acreditei mas vi esse video:

    http://www.youtube.com/watch?v=aTat_G4Hxes

    Esta um pouco melhor a imagem e aos 06:30 e 17:44 o inseto bate suas asas, não me parece flutuar também apenas anda até o top da câmera e depois sai voando, quando a iluminação ela forma reflexo em esrera e não plano como é o terreno, então me parece que o reflexo que vemos na verdade é o da lente e não do chão...

    Obs: Parabens pelo Bolg!!

    ResponderExcluir
  3. Sim , pode até ser um inseto , mas como explicar então sobre a luz forte que ele viu na parte externa da casa, naquele exato momento da gravação do vídeo? E aquela esfera iluminada que surge do nada no meio da gravação? E a luz que o vizinho daquele senhor do sítio também avistou passar por cima da sua casa? E os diversos relatos de pessoas da cidade de Queimados que alegam terem visto também essa bola de luz?

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida, qualquer pesquisador ou pesquisadora sérios devem manter a mente aberta para várias explicações e possibilidades. No entanto, um fenômeno deve ser analisado em conjunto com diversos fatores e não podemos desprezar os relatos de aparições de luzes na região.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. olha eu assistir a reportagem e como uma mancha preta aonde supostamente ovni em me responde isso

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...