sexta-feira, 13 de setembro de 2013

VOYAGER ou V’GER?

 V'GER - Voyager

Por Gério Ganimedes


Ao bom e imortal estilo da nave Enterprise de Star Treck (Jornada nas Estrelas) a sonda espacial Voyager I ultrapassou as fronteiras de nosso sistema solar para “audaciosamente ir onde nenhuma espaçonave humana jamais esteve”. A sonda que está agora a quase 20 bilhões de quilômetros da Terra, foi lançada no verão de 1977, portanto foram 36 anos viajando pelo espaço em busca de novas informações e descobertas. Alimentada por plutônio, o veículo adentrou uma zona do espaço longe da influência dos campos de ação do sol atingindo uma região do espaço chamada Zona Interestelar. Os últimos dados transmitidos pela sonda indicam que a sonda espacial deixou a chamada “heliosfera” ou "bolha" de partículas carregadas e quentes, que envolvem todo o Sistema Solar, entrando numa região mais fria do espaço.


 Crédito: NASA
 Transportando um disco de ouro, onde estão gravadas informações preciosas de nossa civilização, a Voyager tem um propósito maior para o caso de ser encontrada por uma civilização avançada - transmitir nossa localização, estrutura física (DNA) desenvolvimento cultural e tecnológico. O veículo neste momento está me parecendo muito mais um “espião bem trapalhão”, que se capturado por raças avançadas e com más intenções, nos encontrarão facilmente, além de demonstrar que nossa tecnologia é pouco evoluída e nossa estrutura é totalmente frágil. A indústria cinematográfica através da série de cinema Jornada nas Estrelas em um de seus episódios, mostrou o que poderia ser o destino da sonda Voyager. 



No enredo do filme, a tripulação da nave Enterprise comandada pelo imortal Capitão James T. Kirk encontra-se com uma raça alienígena “mecatrônica”. No final da aventura a tripulação descobre que na verdade toda a estrutura inteligente desenvolveu-se em torno de um criador – a sonda Voyager que na história identificava-se como V’GER. Estamos mandando nosso “guri” de recados para um lugar que ainda não conhecemos, torcemos para que ele só encontre um pessoal da paz pela frente e que sensibilizados por nossa condição humana nos ajudem. Diante de qualquer outra raça menos receptiva, melhor esta sonda passar despercebida porque se cair em mãos erradas, pode imaginar o que vem depois. 

O que você acha Spock?

Texto: Gério Ganimedes
Colaboração: Perva Ganimedes
Imagens/crédito: Star Treck (1979) Paramount Pictures.

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Um comentário:

  1. Eu acho um tanto quanto temerário e ao mesmo tempo...Fascinante!
    Saudações \\//_

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...