segunda-feira, 7 de março de 2011

Kilauea, Alerta Vermelho

   O Kilauea é um dos vulcões mais ativos do planeta e um recurso inestimável para os vulcanólogos que são capazes de estudá-lo de perto, devido à sua atividade, exclusivamente, não-violenta. Desde 2008, o aumento das emissões de dióxido de enxofre a partir da cratera Halemaumau na cúpula do Kilauea, levaram ao aumento dos níveis de fumaça vulcânica e as preocupações da qualidade do ar. Localizado dentro do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, o Kilauea é visitado por milhões de turistas a cada ano, tornando-o o mais visitado no Havaí e o vulcão mais visitado do mundo. Apesar de sua relativa segurança para pesquisadores e visitantes, o Kilauea é considerado pela USGS como o vulcão mais perigoso os EUA.  Em 2010 e início de 2011, a lava destruiu várias casas na zona Kalapana.


   Às 5:15, hora local em 5 de março de 2011, um geólogo HVO sobrevoando a zona intermediária a leste do vulcão, relatou uma erupção perto da cratera Napau. Observações subsequentes colocam o local em cerca de 2 km WSW de Pu `u` O `o.


Esta foto mostra um close-up de uma fenda com salpicos de lava, atingindo 10 metros no ar.
Crédito da foto: Tim Orr, USGS.


Uma visão em direção ao sudoeste,  mostra uma erupção e uma nova fissura na cratera Napau  em  Pu `u` O `o.
Crédito da foto: Tim Orr, USGS.



Um comentário:

  1. Eh pessoal, vamos abrir o olho, infelizmente muitos ainda nao tem ideia dos acontecimentos.... uma pena.....parabens pelo blog, sempre acompanho as novidades.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...