domingo, 12 de fevereiro de 2012

Canhão Solar Apontado para Terra...

Mancha Solar AR1403 - crédito: NASA/SDO


Por Gério Ganimedes


...Mas ainda não disparou nenhum projétil de plasma na nossa direção.


A Mancha Solar AR1416 triplicou de tamanho neste final de semana, criando um “ninho” de energia magnética que pode estar abrigando pulsos de explosão de Classe M.

Meteorologistas do NOAA estimam uma chance explosões de Classe M de 30%, durante as próximas 24 horas. Qualquer erupção proveniente desta mancha provavelmente estaria dirigida para a Terra, pois a mira do canhão solar está apontada diretamente pra nós.

Entretanto, não é certo que a região ativa AR1416 vai entrar em erupção com ejeções de massa coronais tão violentas quanto às explosões que foram expulsas pelo sol no mês passado, mas está apresentando um desenvolvimento de campo magnético do tipo “beta-gama” que acumula energia suficiente para arremessar para fora erupções solares de classe mediana.

A NASA e a “National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA)” têm uma grande variedade de recursos espaciais que constantemente monitoram nossa estrela, e por enquanto está tudo tranquilo no disco solar frontal ao nosso planeta.


Estamos atentos...


Fonte: Spaceweather.com – NOAA
Texto e tradução de relatórios de atividade: Gério Ganimedes
Colaboração: Emelee
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...