sábado, 3 de março de 2012

Do Sol Pode Vir a Escuridão

Auroras Boreais Intensas

Por Gério Ganimedes


Segundo pesquisas recentes, com uma chance de 1-8 de acontecer uma “Mega Tempestade Solar” em 2014, cientistas estimam danos e prejuizos na casa de 2 trilhões de dólares.  De acordo com cientistas da Universidade do Colorado e outros peritos meteorológicos do clima espacial, a Terra está enfrentando um período de atividade violenta do sol e que atingirá o pico daqui a um ano ou dois.  

Não se sabe os efeitos que isso poderia ter sobre o nosso planeta, entretanto os cientistas analisaram o pior evento solar registrado na história que ocorreu em 1859 e trabalharam em cima destes dados, para projetar o que aconteceria agora. Em nossa atual situação tecnológica, em que para tudo necessitamos estar conectados via satélite, em redes elétricas e dependendo da eletrônica para quase tudo, os efeitos seriam devastadores. Tirar a energia elétrica do planeta e perturbar as comunicações globais pode causar danos de até dois trilhões de dólares ao ano. Eles temem que o sol possa agora, estar entrando em uma “temporada de furacões”. 

Vivemos em um casulo cibernético, coberto por uma “malha eletrônica”, que envolve todo o planeta. Imaginem quais as conseqüências, se amanhã, acordássemos sem energia elétrica na tomada e sem satélites de comunicação?

O sol tem um ciclo de tempestades, de cerca de 12 anos, conhecido como máximo solar e é quando este período chega ao fim, que geralmente culmina com uma série de tempestades intensas e devastadoras. O último máximo solar foi em 2000 assim deve acontecer daqui a um ano ou dois. Estas tempestades solares poderiam ser iguais ou piores do que há 150 anos, quando os postos telegráficos pegaram fogo e suas redes elétricas sofreram grandes apagões.


Fonte: Daily Mail – UK
Leia a matéria em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes


Comentário do Autor


Estamos atravessando um período, em que a insônia de nosso sol, está provocando quase que semanais, quando não diárias, explosões com ejeção de massa coronal. Quem estuda o clima espacial sabe que um dos sinais que indicam que o sol está agitado são a intensidade, aspecto e latitudes mais baixas que as auroras ou luzes do norte atingem. Se analisarmos estas características, todas sem exceção estão assinaladas, ou seja, nosso sol está chegando ao seu máximo logo em breve.

Dois trilhões de dólares? Vocês cientistas estão pensando em dinheiro numa hora destas? Meus queridos estudiosos e especialistas, se ficarmos sem eletricidade, estruturas eletro-eletrônicas e comunicações, deu, acabou, estourou a boca do balão, fomos desta para pior, rasgou o saco, esbudegou, danou-se... Vamos virar baratas tontas. Não sabemos mais viver sem energia elétrica. Bancos não funcionam sem energia, hospitais não funcionam, pessoas morrem de frio sem eletricidade. Sem falar que se o problema da instabilidade elétrica vem do sol, geradores mesmo usando combustíveis podem não funcionar ou queimarem, baterias elétricas não carregam sem eletricidade, tudo estaciona, trava, até mesmo as impressoras de dinheiro. 

Então se a unica preocupação de vocês é o dinheiro, porque percebi que não estão preocupados com a saúde e a integridade da população, então aconselho que coloquem mais uns zeros, depois do cálculo de vocês, pois acho que chutaram baixo demais e, por favor, sejam mais humanos e pensem nos milhões de pessoas que podem morrer sem infraestrutura. Sucumbindo ao frio, calor e a fome. Senhores, em momentos de pânico, como consequente efeito colateral de uma catástrofe desta proporção, o dinheiro vai ser o menos importante. No caos, o dinheiro não tem valor. 

Outra coisa. Se eu ainda sei somar e se o último maximo solar aconteceu em 2.000 e são 12 anos de ciclo de atividade do sol: 2.000 + 12 anos = 2012, porque 2013 ou só 2014? 

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

12 comentários:

  1. Concordo com suas sabias palavras Gério. Ainda mais pensar em dinheiro em uma horas dessas, é não ter um minimo de respeito a vida.

    Paz e Luz.

    Josan

    ResponderExcluir
  2. A energia elétrica pode acabar, mas pode ser reerguida. Como esses senhores do mundo não são bestas, tenho certeza que tem algum lugar seguro para esse tipo de caos, onde a energia pode ser estabelecida rapidamente. Sem contar a ligação entre atividade solar e sismos no planeta, que causariam ainda mais prejuízos. E o povão? Que se dane.

    ResponderExcluir
  3. ainda não caiu a ficha gério.rs
    a maxima será nesse ano, eles ja sabem disso, e estão ocultando isso, acorda gente, nem tudo que a nasa diz é válido.
    cientistas estão escondendo muito mais sobre o que está acontecendo no planeta e no universo, só acredita neles quem for cego mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado anônimo, a ficha caiu fazem 15 anos, e por isso fiz o comentário, satirizando a soma! Quando é que você pensou que acredito nas coisas que a NASA fala? Deves perceber que publico aqui noticias da NASA, sempre com uma atmosfera de humor sobre a forma como eles conduzem os fatos. Ou você acha que criei o Projeto Quartzo Azul, com o intuito de defender as ridiculas teorias da NASA? Abraços e obrigado pela participação.

      Excluir
  4. Dinheiro... dinheiro...dinheiro, é só isso que vem na cabeça dos responsáveis para resolver os problemas. Isso me deixa muito bravo. Tudo é dinheiro! E se a água potável ficar escassa? a resposta é que é muito "caro" fazer a desanilização da água do mar! hahahahah... é mais barato enterrar todo mundo! Que merda em ! A vida não vale mais que papel, algo que é influenciado (especulado) por pura ganância e egoísmo!

    ATT;
    Kadimius

    ResponderExcluir
  5. Re: No caos, o dinheiro não tem valor.

    Mas é aí que está o 'X' da questão:

    Qualquer evento ou fenômeno proveniente do espaço que
    resulte em catástrofe na superfície do planeta ou na QUASE
    extinção da vida, nada mais será que um "freio cósmico"
    contra nossa auto-extinção (extinção provocada pelo homem).

    Ou vc acha que vamos dar o passo seguinte na evolução, por
    exemplo, enquanto utilizarmos sistemas monetários ??


    Oráculo

    ResponderExcluir
  6. A galera anda muito pessimista, se um dia a humanidade entrar em copalso ou acabar, a excessão de uma colisão de asteróide ou cometa (por favor nada de planetas desgarrados) será pela própria ignorância (e sem data marcada, pois sera um processo lento e doloroso). Outra coisa, sou formado em eletrônica e estudo bastante, e posso garantir que os apagões de hidroeletricas ou de satélites podem vir a acontecer mas serão temporários, até pq um evento desse não duraria anos, no máximo dias, e não a ponto de ficarmos completamente sem comunicação ou energia, já que uma parte da comunicação e toda eletricidade é feita via cabos opticos e cabos aéreos e pode ser reestabelecida rapidamente. Já os satélites, nem todos parariam de funcionar (dependendo da sua localização no momento de um evento desse porte), e alguns poderiam ser desligados preventivamente e serem resetados 9como já aventaram técnicos da NASA no caso de tempestades solares que atingiram sondas espaciais)), voltando a funcionar em pouco tempo. E não, baterias de suporte movidas a outros tipos de energia, provavelmente não sofreriam danos permanentes, apenas parariam de funcionar por um tempo. A única área realmente afetada em larga escala, seria a telefonia fixa (temporariamente) e móvel (por mais tempo), e claro, a internet. O mundo não acabaria por causa disso, mas sabemos que em balckouts é bom estar em lugar seguro e se possível armado ate os dentes (em especial se voce mora em lugares violentos como as capitais e cidades maiores). Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... mais um cético de plantão? Quando apagar a luz e a escuridão se estabelecer veremos como válidas são as convenções e as regras básicas a nos ensinadas. Vamos ver se nossa eletronica ultrapassada sobrevive a uma mega explosão solar ... O meu micro queimou porque faltou luz em todo o bairro e o nobreak explodiu! Quero ver o resto numa mega explosão solar!

      Excluir
    2. Anonimo de Mar 4, 2012 01:45 PM:

      Em 1º lugar - como vc deve saber - um asteróide ou
      cometa não "colide" com outros astros. Eles são
      capturados pelo campo gravitacional dos astros ao
      passarem em uma determinada posição de suas órbitas.

      Inclusive, esse processo até a "colisão", pode levar
      centenas, ou até milhares de anos, o que na contagem
      de tempo do Cosmos... é um piscar de olhos.

      Em 2º lugar - se vc leu direito o meu comentário -
      vai vêr que em nenhum momento citei "planeta
      desgarrado" algum.

      Embora não seja impossível que um objeto do cinturão
      de Kuiper, por exemplo, possa ter sua órbita
      alterada pelo gigantesco campo gravitacional do Sol,
      e - a partir daí - em algum momento - entrar na
      órbita dos planetas internos... inclusive a da Terra.

      Inclusive, no final do século XIX, quando astrônomos
      procuravam um possível nono planeta - na época
      chamado de Planeta X (uma das nomenclaturas do
      "errante" Niburu), acabaram por descobrindo Plutão -
      que como vc tb deve saber - LOCALIZA-SE NO CINTURÃO
      DE KUIPER.

      continua...

      Oráculo

      Excluir
    3. Continuando:

      Em 3º lugar - novamente se vc prestou atenção no meu
      comentário - em nenhum momento disse que um provável
      "apagão" duraria anos.

      Eu me referi sim, aos efeitos POSTERIORES de uma
      grande tempestade magnética em nossa linhas de
      transmissão de energia elétrica e de satélites.

      Inclusive me baseio na grande tempestade solar de
      1859 que induzindo correntes que incendiaram postos
      telegráficos.
      Em 1859, inclusive, a atividade solar estava abaixo
      da média do ciclo, em condições muito semelhantes às
      que se encontra hoje. Mesmo com atividade abaixo da
      média, a explosão registrada daquela época produziu
      o maior bombardeio de prótons já ocorrido em nossa
      atmosfera.

      De tão intenso, até hoje os cientistas não sabem
      como classificar o fenômeno, batizado "evento
      Carrington".

      Apesar dos estragos provocados pela tormenta serem
      bastante significativos para a época, quando
      diversos países ficaram sem comunicação telegráfica
      por vários dias, as condições do cenário atual são
      bastante diferentes e uma tormenta similar poderia
      causar enormes sérios prejuízos à sociedade.

      E já que vc citou a NASA:

      Um estudo feito em 2009 pela Academia Nacional de
      Ciências, dos EUA, endossad por cientistas da NASA,
      mostrou que quase nada está imune à tempestade, nem
      mesmo a água das residências.

      De acordo com o trabalho, todo o problema começa com
      as redes de distribuição de energia elétrica,
      consideradas o pilar de sustentação de praticamente
      todos os serviços modernos existentes e que é
      extremamente vulnerável às instabilidades do tempo
      espacial.

      Segundo o cientista John Kappenmann, um dos autores
      do estudo, em poucas horas o sistema de telefonia
      entraria em colapso e o abastecimento de água e
      combustíveis funcionaria precariamente. A conclusão
      de Kappenmann é que 95% da cadeia produtiva moderna
      deixariam de funcionar.

      Para estimar o tamanho da pane que uma falha desse
      tipo pode causar os cientistas empregaram os dados
      da tempestade geomagnética ocorrida em maio de 1921,
      que induziu dez vezes mais eletricidade que a
      tempestade de 1989. Os dados foram introduzidos no
      modelo representativo da malha atual de distribuição
      norte-americana. Para espanto dos pesquisadores os
      resultados mostraram que um surto semelhante
      acarretaria a destruição de pelo menos 350
      transformadores principais, deixando 130 milhões de
      pessoas sem energia elétrica.

      De acordo com a simulação, uma repetição do Evento
      Carrington poderia causar pesados danos sociais e
      econômicos. A sobrecarga poderia ser acompanhada de
      blackouts de radiopropagação e falhas nos satélites
      de comunicação e GPS, ocasionando a queda dos
      sistemas bancários e serviços emergenciais. Devido à
      falha os transportes também sofreriam com problemas
      de abastecimento de todos os tipos e os hospitais
      entrariam em colapso por tempo indeterminado.

      O estudo de 2009 mostrou que a extensão do problema
      está diretamente ligada ao tempo necessário ao
      reparo das linhas de transmissão. A substituição de
      transformadores de milhares de toneladas não é
      imediata, podendo levar semanas ou até meses para
      ser concluída. As perdas estimadas pela equipe
      ultrapassariam 2 trilhões de dólares, cerca de 20
      vezes mais que os custos do furacão Katrina.

      Continua...

      Oráculo

      Excluir
    4. Parte final:

      P.S. Além das possibilidades de extição que vc citou
      no início do seu comentário ("colisão" com um
      asteróide ou com um cometa), há outros eventos
      cósmicos capazes de causar nossa extinção.

      Cito dois:

      1) Daqui a cerca de 5 bilhões de anos quando o
      Sol se tornar uma gigante vermelha, ele
      ficará tão grande que suas dimensões se
      estenderão além da órbita da Terra. Causando
      não só a extinção da humanidade e da vida na
      Terra, como a DESINTEGRAÇÃO do planeta.

      2) Quando o nosso sistema solar entrar na
      órbita de um buraco negro.
      Porém esse evento... sem previsão de tempo
      pra ocorrer.


      Oráculo.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...