quinta-feira, 29 de março de 2012

Lá Vem Ela! Mancha AR1429 Está de Volta - Atualização de Imagem

 
Crédito: NASA via Spacewether.com


Por Gério Ganimedes

Depois de dar a volta por trás de nossa estrela (sol), o conjunto de manchas solares AR1429 está de volta. Fonte de muitas chamas e fortes tempestades geomagnéticas no início deste mês, a mancha está retornando ao disco frontal do sol e parece estar com força total. As linhas do campo magnético erguem-se a noroeste do sol, mostrando que a geradora de explosões, mal apareceu e já está como uma fornalha cheia de lenha.  

Edição de imagens usando filtros do Photoshop CS5
crédito: Gério Ganimedes
Olhem o tamanho da "criança"! 
Hoje cedo, o Observatório Dinâmico Solar da NASA fotografou as nuvens de plasma subindo e descendo na região noroeste. Além disso, um par de explosões solares de classe (C5 e C7) foram registradas, e o que sustenta que ela já está em alta atividade, foram às ondas de ionização que atingiram a magnetosfera terrestre agitando a alta atmosfera sobre a Europa. Estes eventos sugerem, que a região da mancha vai dar fogo sobre fogo.


Assista ao vídeo da NASA AQUI


Texto adaptado: Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

2 comentários:

  1. Acho que ao invés de chamarmos esta mancha de AR1429, poderíamos muito bem chama-la de AR15!! É um verdadeiro Fuzil apontando para nós de tempos em tempos...

    ResponderExcluir
  2. olha esse video falando sobre as explosões no sol que seria um portal espacial, e por que não, né http://www.youtube.com/watch?v=dt8plpnbDycm abs Gério.

    * engraçado, as palavras que pediram pra ver se eu não era robo foram "stareaqua, Townlink"

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...