domingo, 25 de março de 2012

Mistério na Superfície de Marte

Foto/Crédito: Wayne Jaeschke

Por Gério Ganimedes

Completamente inesperada, uma misteriosa e estranha formação de nuvens, surge sobre a paisagem marciana, mostrada em detalhes pela foto acima tirada pelo astrônomo amador Wayne Jaeschke.

Poeira agitada no solo vermelho pelo vento marciano, impacto de asteróide, sinais de vida, formação de nuvens na atmosfera? Novos e potentes equipamentos astronômicos ao alcance de astrônomos amadores têm permitido registros cada vez mais impecáveis de astros que antes, eram privilégio apenas de uma elite de cientistas, que mantinham em segredo, fenômenos cósmicos limitados à sua "pequena e fechada sociedade astronômica".

Um astrônomo amador conseguiu capturar imagens recentes de Marte que parecem mostrar formações de nuvens em Marte. Wayne Jaeschke, de West Chester, Pensilvânia, notou as formações, que podem ser vistas subindo a partir da borda do disco de Marte, depois que ele tirou as fotos em 20 de março de 2012. Alguns observadores sugeriram que as chamadas “nuvens” estariam a 250 quilômetros de distância da superfície, enquanto outros sugeriram que poderia ser o resultado de poeira do solo marciano, perturbado pelo impacto de um meteoro.

Sites e redes sociais têm sido movimentados com novas descobertas e anomalias nos planetas de nosso sistema solar, o que mais recentemente, tem levado, nós astrônomos, a investigar mais estes planetas, um pouco esquecidos, antes destes fenômenos, tornarem-se rotina no firmamento noturno.

É difícil dizer, o que realmente pode ser, esta misteriosa nuvem em Marte, que muitos cientistas, chegam a dizer que “isto não é nada totalmente inesperado”. Entretanto até quando as coisas vão ser "totalmente normais e justificáveis", para um grupo seleto de pessoas que deixam o sentimento e o romantismo de lado, na hora de analisar um fenômeno, e permitem que apenas o ceticismo seja a única variável de todas as fórmulas matemáticas de suas conclusões?


Fonte: Daily Mail UK – Science
Leia a notícia em inglês AQUI
Texto: Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©


4 comentários:

  1. Por certo o nosso astro maior o Sol, tem direta ligação com o evento em Marte.

    ResponderExcluir
  2. Interessante, bom levante apresentado. Acredito que nossos planetas vizinhos ainda tem muito mais a nos mostrar já que certos fenômenos, improváveis até uma década atrás parecem absolutamente plausível.

    ResponderExcluir
  3. Quantos planetas tem em nosso sistema solar?

    ResponderExcluir
  4. Isso pode ser atmosfera com oxgenio ou algo assim talvez.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...