quinta-feira, 7 de março de 2013

2013 o Ano dos Cometas - Atualização


Por Gério Ganimedes

Para os apaixonados por astronomia, o ano de 2013 tornará o firmamento noturno e diurno, cenário de divagações astronômicas remetendo-nos para a época dos grandes astrônomos da história. Por outro lado, para os muitos adeptos dos “sinais do fim” estes corpos celestes seculares recebem definições negativas como “os mensageiros das catástrofes” e para os extremistas da ufologia estes icebergs espaciais, acabam tornando-se esconderijos de naves extraterrestres.

cometa Pan-Starrs

Cometas

Prometendo um espetáculo à parte, estas jóias raras do universo cruzarão os céus com seus véus fantasmagóricos, formados por gases sublimados de seus corpos gelados. Falando assim, chega a arrepiar, pensando nos mensageiros dos céus ... Na lista de celebridades celestes, destacam-se dois dos três cometas, que antecipadamente já estão deixando seu brilho nos diários dos amantes da astronomia. Se você pretende dispor de um tempo para observações, aqui no Brasil já é possível ver o Pan-Starrs, para isto basta olhar na direção oeste durante o pôr do sol, por volta das 19h30m (hora de Brasília), logicamente com uma pequena variação dependendo da região do país. Se você estiver equipado com um bom par de binóculos, com certeza poderá apreciar mais nítida e claramente a passagem da pedra de gelo e sua cauda gasosa, mas pela magnitude deste cometa em particular, existe uma pequena possibilidade de ser visto a olho nu, contando é claro, com fatores adicionais: Tempo limpo e uma atmosfera sem poluição residual ou luminosa. O Pan-Starrs cruzará o firmamento quase noturno, bem próximo da linha do horizonte e poderá ser visto até o dia 15 de março, sendo 12 de março o melhor dia para observação.

Hale-Bopp crédito: Corbis


O Mensageiro dos Séculos

Um cometa com brilho 15 vezes mais intenso do que a lua vai atravessar os céus de nosso planeta em 2013. Assim como o cometa Hale-Bopp cruzou os céus do Alaska (foto acima), para o ano de 2013 está previsto um espetáculo ainda mais grandioso no nível de eventos astronômicos, permanecendo visível sem ajuda de instrumentos ópticos, por semanas no firmamento.

A observação destes corpos celestes é uma das visões mais espetaculares que um ser humano pode esperar para ver e neste ano um cometa, que pode ofuscar até mesmo a lua, está previsto passar perto da Terra. O cometa ISON está visitando o interior do sistema solar e promete uma visão histórica para observadores do Hemisfério Norte, durante o período de novembro e dezembro, quando ele estará se dirigindo para o Sol. Ele poderá vir a ser mais brilhante do que qualquer cometa do século passado, visível até mesmo em plena luz do dia e esta pode ser sua única viagem ao sistema solar, pois sua trajetória ao que tudo indica, pode acabar num mergulho ardente direto para a superfície de nossa estrela.

Atualmente ele está se movendo dentro do sistema solar, além de Júpiter, e como ele se aproxima da Terra, sua constituição gelada poderá produzir uma exibição deslumbrante, gerando luz muito mais brilhante do que a lua e, potencialmente, será visível em plena luz do dia.

O cometa que foi descoberto por astrônomos usando o telescópio óptico da Rede Científica Internacional na Rússia, vai passar fechado a uma distância aproximada de dois milhões de milhas da superfície do sol.  Ele está em uma órbita parabólica, o que significa que provavelmente, se originou a partir das áreas exteriores do sistema solar, talvez a partir da nuvem de Oort - uma massa de detritos gelados que fica 50.000 vezes mais longe do Sol do que nosso planeta está.  O cometa começará apresentar seu brilho uma vez que estará dentro da órbita de Júpiter, assim com o calor do sol, começará a ferver o gelo aprisionado em sua estrutura, sublimando, ou seja, transformando gelo em gás.   


Cometa Lemmon (C/2012 F6)

Outro desbravador gelado do universo, o cometa Lemmon (C/2012 F6), esta cruzando os céus do Hemisfério Sul em direção ao Sol, e atingiu nesta terça-feira passada (5) a menor distância da Terra. Neste dia o cometa de coloração esverdeada passou a uma distância de 146 milhões de quilômetros da Terra. O Lemmon pode ser visto apenas com a ajuda de equipamentos ópticos (binóculos de 50mm ou telescópios) até as 20h30m, durante as próximas duas semanas. Entre 10 e 23 de março de 2013 o Cometa Lemmon deve atingir seu máximo brilho (4a magnitude) sendo visível ao anoitecer na constelação do Escultor. O C/2012 F6 (Lemmon) é um cometa de longo período descoberto em Leo em 23 de Março de 2012, por A.R. Gibbs com um telescópio refletor de 1,5 m + CCD, no Monte Lemmon Survey, localizado no cume do Monte Lemmon nas Montanhas Catalina ao norte de Tucson, no Arizona, EUA.



Comentário do Autor

Já estou até vendo...Vai começar tudo de novo... Mais um “Elenin”, naves escondidas, clusters, alinhamentos...



Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Um comentário:

  1. Gerio, acho que o vi. Foi terça ou quarta, não lembro. Na direção oeste, em posição descendente, próximo às 19.00h, em Poa. Era bem igual às fotos que colocaste no post. Lembrei daqueles (ufos?)em tonalidade laranja do ano passado.
    Abraço
    Ana

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...