quarta-feira, 6 de março de 2013

Seguindo a Trilha do Desconhecido


22 de agosto de 2011 - Constelação de Pegasus


Por Gério Ganimedes


Em 22 de agosto de 2011 um corpo celeste que não consegui identificar, mesmo utilizando o Software Starry Night Pro versão 6.0 com todas as atualizações revisadas, estava na constelação de Pegasus com as seguintes informações de localização:

AR/DEC: 23h23m 49,3s/+16°32’11,9”. Az/Alt: 29°58’39”/+37°55’30”.

A primeira foto (acima) foi tirada com telescópio refrator de objetiva de 100 mm, com ocular combinada totalizando aproximadamente (180x). Desde então, várias fotos já foram tiradas do objeto, e venho acompanhado o caminho do desconhecido. No entanto depois de um período de escuridão técnica, sem meu telescópio refletor, e sem recursos para observação, passei a receber a ajuda de um amigo astrônomo amador J.D. o qual me enviou fotos atualizadas do objeto que alguns já chamam de “Gerião”. As fotos foram obtidas através do acoplamento de uma câmera Canon digital de 12MP a ocular de um telescópio refletor com aumento aproximado de (200x) e com as seguintes especificações: Diâmetro da objetiva – 203 mm, Distância focal 1200 mm e com ocular de f/6. Por ser um telescópio novo e com lentes de excelente qualidade, o resultado foi uma foto mais nítida. As imagens foram obtidas com o telescópio com base na cidade chilena de Copiapó, na região do Atacama (céu límpido). Analisando a foto, parece um sistema composto de uma anã-marrom e seis planetas, com uma região de detritos ou meteoróides. O corpo celeste misterioso está atualmente na constelação de Ophiuchus ou Serpentário, a leste, no horário de observação conforme fotos abaixo: 

Foto atual: J.D. Edição digital – Gério Ganimedes

Foto atual: J.D. Edição digital – Gério Ganimedes


Seria este o astro, que tem aparecido ao lado de nossa estrela em imagens do pôr do sol? Estaria um mini-sistema planetário composto de seis planetas e uma anã-marrom aproximando-se de nosso sistema, e tornando-se o responsável por mudanças no clima espacial e as consecutivas quedas de meteoros? 



Até que seja devidamente identificado o corpo celeste em análise, "NÃO PODEMOS CONCLUIR NADA", no entanto, ficam algumas pulgas coçando atrás da orelha, quando notícias veiculadas na internet afirmaram e logo após foram desmentidas, de que um sistema planetário está se aproximando do nosso sistema solar. 

É bom ficarmos ligados ... 

Texto: Gério Ganimedes
Fotos: Gério e J.D.
Colaboração: J.D. (Chile)
Postagem: Programada

Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

3 comentários:

  1. Parabéns pela descoberta e pelo blog.
    E vc poderia postar mais fotos que vc e seu amigo fazem do espaço.

    ResponderExcluir
  2. Vôce tem mais informações atualizadas a respeito desse astro?

    ResponderExcluir
  3. Gostei, pode postar mais fotos e dados sobre os períodos orbitais dos planetas

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...