terça-feira, 4 de outubro de 2011

Fenômeno Anômalo Nos Céus de Porto Alegre

Crédito: Gério Ganimedes

Eram 18h55m do dia 4 de outubro de 2011, estava observando o céu da capital gaúcha, como de costume, em minhas vigílias diárias, quando me deparei com um fenômeno no céu que me chamou muita atenção. Nunca antes havia observado algo igual. A emissão de luz azul para branco, surgiu no meio das nuvens e estava na direção sudoeste de Porto Alegre, o sol já tinha se posto a mais ou menos 20 minutos. Poderão reparar nas fotos que já estava escuro. A sequencia de fotos, que registrei do fenômeno, segue abaixo:








 

Gério Ganimedes


9 comentários:

  1. Olá Gério, seria possível que seja partículas de erupções solares? desculpe se estou sendo leigo demais,,, mas será que poderia ser algo deste tipo? como uma espécie de aurora austral? abraços.

    ResponderExcluir
  2. Pode ser sim, inclusive foi a primeira opção quando avistei o fenômeno. Abraços e obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gério.
    Também observei esse fenômeno no dia 4 de outubro no ceu de Porto Alegre. Até comentei aqui... mas não sei o que houve, não saiu.
    No dia 8 de outubro + ou - às 18h48min aconteceu novamente, fotografei. Se quiser posso enviar as fotos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá Sô, obrigado por sua participação. Gostaria muito de ver suas fotos, podes enviar para gerio.ganimedes@gmail.com. Grande abraço e muita luz para você.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gério.
    Já enviei as fotos.
    Até.

    ResponderExcluir
  6. só um pequeno comentário construtivo... "fenômeno anômalo" é um pleonasmo... se é um "fenômeno", naturalmente trata-se de algo "anômalo"!

    ResponderExcluir
  7. Agradeço sua construção, mas pesquise e verá que neste caso a construção da frase é uma qualidade do fenômeno. Poderia ser uma fenômeno "natural", fenômeno "repetitivo", etc. Neste caso é um fenômeno anômalo, portanto a construção da frase está correta e não esta ligada à um pleonasmo. Quanto as fotos, o amigo não parece ter opinado, no entanto este era o objetivo.
    Da próxima vez, se o amigo sair do anonimato e deixar seu e-mail, prometo consultá-lo em questões de vocábulos para não cometer erros, no entanto não foi o caso. Abraços

    ResponderExcluir
  8. ola Gério, sou leigo no assunto. Interessei-me no assunto faz uma semana desde esta publicação. se puderes indicar-me livros para iniciantes, desde já agradeço...

    ResponderExcluir
  9. Há uns dois anos atrás , numa certa noite , após uma tempestade muito forte , presenciei isso aqui em São Paulo , mas só que eram como relampagos sem parar, num pedaço dos céus. Achei muito interessante ! Demorou algumas horas.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...