quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Mais Lixo Espacial à Caminho da Terra

Concepção artística do satélite ROSAT no espaço
CRÉDITO: Centro Aeroespacial Alemão


Um satélite alemão de grandes dimensões, já no final de sua vida operacional, é esperarado para mergulhar de volta à Terra neste mês, apenas algumas semanas depois, que um satélite da NASA caiu de sua órbita.

A nave espacial de 2,4 toneladas, o Satélite alemão (ROSAT), deverá cair entre 22 e 23 de outubro de 2011, entretanto onde este pedaço de lixo espacial vai bater é um mistério. O satélite irá dividir-se em fragmentos, alguns dos quais irão se desintegrar devido ao calor intenso da reentrada, mas os estudos prevêem que cerca de 1,6 toneladas de restos do satélite poderão atingir a superfície da Terra. Isso é a massa de quase metade do ROSAT.

As chances de que os restos deste satélite atinjam alguém, esta para uma estatística de 1 em 2000, embora a probabilidade de uma lesão a algum cidadão ser extremamente remota, as autoridades alemãs dizem para os cidadãos alemães, que o risco de alguém ser atingido é muito menor, cerca de 1 em 700.000.

Todas as áreas, sob a órbita do ROSAT, que se estende a 53 graus de latitude norte e sul, podem ser zonas de impacto do satélite durante a reentrada. A maior parte dos escombros provávelmente cairão no mar, no entanto, fragmentos isolados podem cair na Terra em uma faixa de 80 quilômetros ao longo dessa trajetória.

O projeto ROSAT foi uma iniciativa de colaboração entre a Alemanha, os Estados Unidos e o Reino Unido. Ele foi desenvolvido, construído e lançado em nome e sob a liderança do Deutsches Zentrum für Luft-und Raumfahrt (DLR), a agência espacial da Alemanha.


Fonte: Space.com 
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes 
Leia a notícia em inglês AQUI


Um comentário:

  1. Pois é ... como se já não bastasse, olharmos paraos lados , para trás , para a frente , para baixo , para nos proteger, agora temos que olhar para cima ... rssss

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...