quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Astrônomos Encontram Planeta Que Pode Ser Alma Gêmea da Terra

 
Um telescópio no Chile detectou um planeta que é descrito como "talvez o melhor candidato novo para a vida": um planeta rochoso com uma temperatura que pode ser semelhante à da Terra - o que poderia ter mares como o nosso.

Astrônomos descobriram um planeta, através de telescópios na Terra, que é um dos melhores candidatos para conter vida. O planeta é rochoso como o nosso e orbita seu sol dentro da "zona habitável", onde as temperaturas são favoráveis para existência de água no estado líquido na superfície.

A temperatura na superfície pode ser próxima da Terra.

O líder do estudo Guillem Anglada-Escudé disse: “Este planeta é o mais novo e melhor candidato para suportar água líquida e talvez, a vida como conhecemos”. 

O planeta foi detectado usando dados de telescópios do “European Southern Observatory”.

O novo planeta tem uma massa cerca de 4,5 vezes a da Terra e orbita uma estrela chamada GJ 667C, que está a 22 anos-luz da Terra - apenas na porta ao lado, em termos galácticos. O novo planeta absorve aproximadamente a mesma quantidade de luz como o nosso planeta.

Segundo análise dos astronomos envolvidos, o planeta está em torno de uma estrela em um sistema de três estrelas. As outras estrelas são muito longe, mas ficariam bem visíveis no céu.

A estrela hospedeira é membro de um sistema com três estrelas - os outros dois são planetas anãs laranjas.

A estrela tem uma composição química diferente do nosso Sol, com uma abundância muito menor de elementos mais pesados que o hélio, como ferro, carbono e silício. Esta descoberta indica que os planetas potencialmente habitáveis podem ocorrer em uma variedade maior de ambientes do que se acreditava anteriormente.

O GJ 667C já tinha sido observada com um grande planeta orbitando próximo, embora este achado não tenha sido publicado. Este planeta orbita tão perto da estrela que seria demasiadamente quente para a água líquida. O novo estudo começou com o objetivo de obter os parâmetros orbitais da Super-Terra, entretanto para além deste primeiro candidato, a equipe de pesquisa encontrou o sinal claro do novo planeta GJ 667Cc. A equipe também descobriu que o sistema pode conter um planeta gasoso gigante e uma adicional Super-Terra. No entanto, observações mais apuradas serão necessárias para confirmar estas duas possibilidades.


Fonte: Daily Mail – UK
Leia a matéria original AQUI
Tradução, adaptação de texto e ilustração: Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Um comentário:

  1. Será que lá também tem habitantes gemeos ao da Terra ... rsss....

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...