terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Planeta Água – Antes Cantado por Guilherme Arantes ... Agora pelo Hubble

Essencialmente um grande oceano. O GJ 1214b orbita uma estrela 
anã vermelha na concepção deste artista.  
Os pesquisadores agora acreditam que o "Planeta Água"
 representa um novo tipo de planeta. (David A. Aguilar, CfA)



Por Gério Ganimedes


O Telescópio Espacial Hubble da NASA confirmou a existência de um tipo de planeta completamente novo.

Ao analisar o mundo, previamente identificado como GJ 1214b, um super planeta parecido com a Terra, localizado fora do nosso sistema solar, o astrônomo Zachory Berta e sua equipe descobriram um planeta estranhamente único à base de água.

Quando se trata de planetas, nosso sistema solar contém três tipos distintos: Rochosos e terrestres como a Terra e Marte, gigantes gasosos, como Júpiter e Saturno, e os gigantes de gelo, como Urano e Netuno.

Os pesquisadores logo perceberam que o
GJ 1214b não era nenhuma das opções acima.

“O GJ 1214b é diferente de todos planetas que conhecemos", disse Berta, do Centro Harvard Smithsonian de Astrofísica. “Uma fração enorme da sua massa é constituído por água”.

Se você quiser descrever em uma frase o que é este planeta, ele é um oceano grande e quente”, disse o astrônomo David Charbonneau da Universidade de Harvard em 2009, quando o planeta foi descoberto pelo Projeto MEarth, um NSF financiado pelo Observatório de Robótica no Arizona.

Uma vez que o planeta está longe demais para ser visto diretamente, os pesquisadores tiveram de inferir a sua presença e características de distorções sutis na luz. Como tal, Berta e sua equipe só recentemente, conseguiram determinar a atmosfera de vapor do planeta.


Comentário do Autor

Pronto! Acharam um oásis no espaço. Será mesmo, ou é apenas uma miragem? Gosto de ver que quando se trata de um grupo de cientistas munidos de um telescópio espacial e um "planeta" que não dá nem para ver, apenas observar deformações de imagem e cores, levando a deduções científicas de que pode ser um planeta, eles dizem - que é planeta! Dizem sua temperatura, constituição e até elementos químicos que os compõe. Tudo bem! Ponto para a ciência, mostra avanço e tecnologia, entretanto não entendo porque, quando se mostra um objeto voador não identificado, numa gravação feita a apenas alguns metros ou poucos quilômetros do objeto, eles logo gritam - "A imagem não está nítida e está parecendo mais, um balão meteorológico!".  Adoro estas conclusões "científicas". Quando é do lado "deles" não precisa nem ver o que é, para concluir - quando é do nosso lado, mesmo vendo, não existe ou é falso, ou pior, quem viu é louco ou participou de uma histeria coletiva.

Gério Ganimedes

Fonte: Fox News
Leia a matéria em inglês AQUI
Tradução e adaptação de texto: Gério Ganimedes
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul©©

3 comentários:

  1. Seu comentario no fim do post foi simplesmente sensacional ! a realidade nua e crua do que esta acontecendo.

    ResponderExcluir
  2. Será que é porque 99% destes videos de Ovnis vistos na internet são fake's? Ou porque ao invés de Ovnis se vêem pássaros?

    Interessante que seres aliens que conseguem vencer distâncias astronômicas, vindo em suas naves, ainda se utilizam de luzes, piscando de lado pro outro. Ou ficam perseguindo carros em lugares desertos. Planetas distantes se vêem em trânsito e a julgar por algumas características, pode-se sim afirmar que é um planeta ou não. São estudos e pesquisas de cientistas sérios e que se mataram de estudar em uma Universidade. São estudos tão sérios que te dão ferramentas - como o computador e a internet, por exemplo - para você criticar os mesmos.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa sua conclusão. Parecida com a que li dias atras, Basta uma ou duas testemunhas para condenar alguém à morte, porem quando milhares de testemunhas veem um ovni, são loucos ou histéricos.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...