quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Um Devorador de Corpos Celestes no Centro da Via Láctea

Crédito: X-ray: NASA / CXC / MIT / F. Baganoff et al;
 Ilustrações: NASA / CXC / M.Weiss


Por Gério Ganimedes


O gigantesco buraco negro localizado no centro da Via Láctea pode estar devorando uma imensa quantidade de asteróides diariamente, segundo sugere um novo estudo.

Durante vários anos, a sonda Chandra da NASA detectou raios-X provenientes de um buraco negro no centro da nossa galáxia, o que é conhecido como Sagitário A * (Sgr A *, para abreviar). Estas erupções de energia podem ser causadas por asteróides que caem dentro do buraco negro supermassivo.

Kastytis Zubovas da Universidade de Leicester, no Reino Unido, disse em um comunicado: “As pessoas têm dúvidas sobre se os asteróides poderiam se formar em torno do inóspito ambiente que cerca um buraco negro supermassivo”. “É emocionante, porque o nosso estudo, sugere que um grande número, destes asteróides são necessários para produzirem essas erupções”. Zubovas e seus colegas sugerem que uma nuvem em torno de Sagitário A * contém trilhões de asteróides e cometas que o buraco negro despojou de suas estrelas-mãe.



Comentário do Autor

Este verdadeiro “Ralo Cósmico” como eu gosto de chamar, é a origem de todas as forças, que estão fazendo com que o clima espacial mude bruscamente. Existe um simples razão. Estamos nos aproximando, mesmo que lentamente, do vórtice desta corrente aspiradora helicoidal, que nos suga em direção a sua garganta destruidora, para transformar a vida no cósmos. Como nos deixou dito o grande cientista Antoine Laurent de Lavoisier: Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

Eu complemento, “No universo não poderia ser diferente”.

Gério Ganimedes


Fonte: Space.com
Veja a matéria em inglês AQUI

Tradução e adaptação de texto: Lennoy
Revisão e comentário: Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

2 comentários:

  1. seria tudo isso assim mesmo? ou existiriam putra ' razões superiores' para o que pensamos estar vendo acontecer? ONDE PESQUISAR MAIS SOBRE O ASSUNTO?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...