Relâmpagos cruzam o céu, numa intrincada malha de plasma energizado e assustador, fazendo o dia se tranformar em noite, cena digna de um clássico de terror apocalíptico.
Estas imagens mostram a extraordinária força da Mãe Natureza quando o vulcão chileno entrou em erupção, pela primeira vez em 50 anos. Os ventos espalharam as cinzas para o pais vizinho Argentina, escurecendo o céu na cidade, da estação de esqui, de San Carlos de Bariloche, no centro do país e o aeroporto também foi fechado. Como precaução, o governo disse que irá evacuar 3.500 pessoas da área próxima ao vulcão.
Uma chuva de raios, são canalizados entre as cinzas vulcânicas, gases e energia liberada pela erupção do vulcão. Nuvens negras e densas se formam transformando a paisagem num cenário de filme de terror apocalíptico. O planeta continua a mostrar seu poder de fogo, diante da fragilidade humana.
Segundo o Daily Mail, a erupção na cadeia vulcânica Puyehue-Cordón, com cerca de 926 quilômetros ao sul da capital, Santiago, também levou as autoridades a fechar a fronteira ocupada na passagem para a Argentina. Não ficou imediatamente claro, qual a cadeia de quatro vulcões entrou em ação, por causa da nuvem de cinzas e as condições meteorológicas. Esta cadeia vulcânica entrou em erupção a última vez em 1960. A mídia local disse que havia cheiro de enxofre dissipado no ar, mas não havia atividade sísmica constante. A ONEMI (Oficina Nacional de Emergência - Ministerio del Interior ), disse que a cordilheira vulcânica, entrou num processo eruptivo, com uma explosão, resultando em uma coluna de gás de 10 quilômetros de altura". Há três anos, o vulcão Chaitén entrou em erupção no Chile, pela primeira vez em milhares de anos, expelindo rochas derretidas e uma enorme nuvem de cinzas que atingiu a estratosfera e era visível do espaço. O Vulcão chileno Llaima, um dos mais ativos da América do Sul, também apresentou atividade em 2009 e voltou a chamar atenção este ano. Cadeia chilena tem cerca de 2.000 vulcões é a segunda maior do mundo depois da Indonésia. Cerca de 50 a 60 têm registros de ter em erupção e 500 são potencialmente ativos.
Fonte: Daily Mail
Leia a noítcia na fonte em inglês AQUI
Fotos crédito: AFP Getty Images, ©Reuters
Tradução, adaptação e texto: Gério Ganimedes
Achei especialmente notável a cor do céu ontem(domingo), durante o pôr do sol. O céu estava vermelho e, ainda, hoje, ao clarear o céu ainda apresentava vermelhidão. Moro numa cidade da serra gaucha e não estava sabendo da erupção do vulcão no Chile mas, efetivamente, estranhei a cor do céu ontem.
ResponderExcluir