quinta-feira, 17 de maio de 2012

Anel de Fogo Circulando a Lua

Eclípse Anular do Sol registrado nos céus de Hongdao - China
Foto/crédito: EPA


Por Gério Ganimedes


Milhões de pessoas em todo oeste dos Estados Unidos e Ásia vão ter a chance de assistir a formação de um grande anel de fogo em torno da lua durante um Eclípse Anular do Sol neste fim de semana.  No chão e em muitas paredes, sombras irão se transformar em meia-luas e anéis de luz alaranjada, no momento em que a lua cobrirá o Sol 94% de sua totalidade no próximo domingo (20). As sombras belas e ao mesmo tempo sinistras, se formarão em função da luz de tom âmbar, que será emitida pelo fino anel que se formará no Sol ao mesmo tempo ao redor da Lua durante o eclípse.

 Tamanho da Lua no Apogeu e Perigeu
Perto do centro da linha do eclípse, os observadores irão presenciar algo mágico e especial: “o anel de fogo". Como a Lua cruza o sol bem no centro e estando em seu apogeu - maior distância na sua órbita em relação à Terra, ela ficará menor no céu encobrindo apenas 94% de nossa estrela, formando assim um perfeito anel brilhante de fogo em torno dela, visualmente, parecerá, que o Sol tem um imenso buraco negro no centro.

 Graças ao Spaceweather.com e a NASA temos acima 
a ilustração da região onde o eclípse será visto

Veja o vídeo da animação no Youtube AQUI 

Os madrugadores, em partes da China, Taiwan e Japão poderão assistir a este raro espetáculo da natureza, logicamente se o tempo permitir, por volta do amanhecer da próxima segunda-feira (21). Além da Ásia o eclipse será visível na tarde de domingo (20) em partes do Oregon, norte da Califórnia, Nevada, Utah, Arizona, Novo México e Texas nos EUA. Grande parte do resto dos EUA vai ver um eclipse solar parcial, mas a Costa Leste Americana, não vai ter esta oportunidade.


Texto e montagem: Gério Ganimedes
Foto/crédito: EPA
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

2 comentários:

  1. Gério, olha isso: http://stargatebrasil.blogspot.com.br/2012/05/nibiru-foto-tirada-ano-passado-2011.html

    ResponderExcluir
  2. Gério :
    Nesse dia não vai ocorrer um alinhamento da Terra?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...