quinta-feira, 17 de maio de 2012

Espaço a Fronteira Final – Um lugar Repleto de Pedras

Crédito: NASA


Por Gério Ganimedes


De acordo com o portal NASA SCIENCE - No último censo de rochas espaciais realizado pelo projeto, no campo de ação infravermelho do telescópio WISE, foi levantada uma melhor avaliação da população de "pedregulhos" do nosso sistema solar e dos asteróides potencialmente perigosos. Também conhecido como PHAs (Potentially Hazardous Asteroids ou Asteróides Potencialmente Perigosos), estes asteróides têm órbitas que chegam próximos da Terra cerca de oito milhões de quilômetros e eles são grandes o suficiente para sobreviver ao passar pela atmosfera terrestre causando danos Dantescos.

A divisão de caça aos asteróides da missão do telescópo WISE da NASA, chamada NEOWISE, tem coletado informações sobre os PHAs. Foram contabilizados cerca de 4.700 PHAs, mais ou menos 1.500, com diâmetros maiores do que 100 metros.


Embora as estimativas anteriores dos PHAs previssem números semelhantes, que eram aproximações, agora o NEOWISE gerou uma estimativa mais confiável de números dos objetos totais e tamanhos. Porque o telescópio espacial WISE detectou através de sua visão com luz infravermelha, o calor dos asteróides, mesmo em objetos escuros ou que absorvam a luz, resultando em uma contagem mais representativa de toda a população de rochas espaciais. A nova análise sugere que existem cerca de duas vezes a quantidade de PHAs como se pensava anteriormente, e que residem em órbitas de baixa inclinação, que são mais ou menos alinhadas com o plano da órbita da Terra.

Com base na pesquisa apresentada fica constatado que existem categorias diferentes de asteroides, sendo a primeira de rochas escuras que praticamente não refletem a luz solar e outras intensamente brilhantes. Este aspecto se deve ao fato da composição das rochas.
 







Os PHAs que se encaixam nas órbitas de menor inclinação, parecem ser um pouco mais brilhantes e menores, do que outros asteróides próximos da Terra. A descoberta de que PHAs tendem a ser brilhantes diz algo sobre sua composição, pois eles são mais propensos a serem pedras, como o granito, ou metálicos. Este tipo de informação é importante na avaliação dos riscos das rochas espaciais potencialmente perigosas para a Terra. A composição destes bólidos afetaria a rapidez com que podem queimar em nossa atmosfera se uma entrada em nossa atmosfera acontecer.



Comentário do Autor


Esta malha, ou rede cósmica de pedras soltas, sejam elas vindas do cinturão de asteróides, ou de qualquer parte do universo, não existem mais dúvidas que são restos ancestrais de planetas, estrelas e cometas que dentro de sua dinâmica aleatória ou órbitas alteradas pelos campos gravitacionais de planetas e estrelas, vivem se cruzando e chocando-se entre si, partindo-se e dividindo-se em pedaços cada vez menores de rochas com composições químicas e estruturas diferentes. Dizer de onde elas vêm, como se deslocam e porque se aproximam, é mera especulação científica e vislumbramento físico acadêmico. O que importa é que elas vêm e cruzam e numa destas infinitas combinações orbitais, mesmo se sabendo antecipadamente, elas vão adentrar nossa atmosfera e nos atingir. Já foi assim no passado, presente e inevitávelmente acontecerão no futuro – que pode ser amanhã ou daqui a milhares de anos – eu chamaria isso de “Loteria Espacial Pedregosa”... A urna está girando – qual será a próxima bola da vez, ou melhor, pedra?


Gério Ganimedes


Fonte de informação e pesquisa: NASA – SCIENCE
Texto, tradução, adaptação e comentário: Gério Ganimedes
Leia mais em inglês AQUI

Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

5 comentários:

  1. muito bom texto, mas enquanto nós pensamos num jeito de evitar uma colisão cósmica vcs estão torcendo para um cenário apocalíptico. francamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De forma alguma...Estamos apenas colocando em destaque o que é a realidade. Não estamos de maneira alguma torcendo para as catástrofes, estamos neste espaço torcendo para a vida! Nossa função é apenas mostrar os dois lados da moeda: "...pode ser amanhã ou daqui a milhares de anos". Fique bem, abraços e grato por sua participação.

      Excluir
    2. Uma pergunta... enquanto "nós" pensamos, "vcs" estão torcendo... quem somos "nós" e quem são "vcs"? Fiquei realmente curioso. Cada uma, viu...

      Excluir
  2. Boa Tarde a Todos! Estou aqui para informar quem não estiver ainda a par, e a você também Gério, sobre os 3 tremores ocorridos esta madrugada, 2 na Itália, 1 de 6.2 no nordeste do Japão e outro em MG. Simplesmente: ''Como já previsto'', não se desesperem, não se trata de Destruição... Imaginem um lindo manto a cair sobre a Terra, purificando e curando o que não está na Vibraçao deste manto... É aí que os balanços ocorrem, pura Vibração da Nova Era, da NOVA TERRA!
    Os fatos são importantes pois nos mantém no Aqui e no Agora, vivemos na matéria então os fatos são materialização das energias do Astral... E estes fatos, esta vibração, transformará a consciência do ser humano...É um convite ao Amor, é o Despertar, de um sonho de ilusões, para o que realmente SOMOS! Amar uns aos outros, com igualdade, assim como a todo ser, toda forma de vida, deste universo e de todos os outros! Agradecimentos a Gério e Paz, Amor e Luz de montão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LOTUS, sempre houve terremotos na Terra. não eh pq o ser humano tem medo deles que a Terra vai deixar de ter terremotos. agora, eh gozado... se tiver qualquer terremoto eh motivo de estranheza. estranho eh ter um terremoto de 9,0 aqui no brasil. agora... terremotos de 3,5 4,0... pelo amor de Deus!

      não tem nada de estranho nisso. aqui no Brasil tb temos, em maior ou menor intensidade. sempre houve e hj os sismólogos tem mais monitoramento. a placa meso dorsal atlântica está voltando à ativa. nada tem de fim do mundo, como vc deixou subtendido.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...