sexta-feira, 11 de maio de 2012

Estamos Todos Sendo Atingidos pelas Misteriosas Partículas de Matéria Escura




Por Gério Ganimedes


Perdoem-me os leitores, mas este post eu vou ter que comentar durante e depois


Somos atingidos em torno de 60 vezes por hora, por estas misteriosas partículas vindas do espaço. A matéria escura é um material misterioso, invisível e se pensa ser a maior parte da composição do Universo, entretanto esta quantidade pode ser ainda bem maior do que pensávamos.

Partículas de matéria escura conhecidas como WIMPs - interagindo suavemente às partículas massivas, são absorvidas por todos na Terra, a uma taxa de milhares de milhões de partículas cruzando, através de nossos corpos, a cada minuto.


WIMP - Seriam partículas que não interagiriam com com a matéria visível por nenhuma força mais intensa que a força fraca, exceto pela força gravitacional.


Outra definição ...


WIMP -  Weakly Interacting Massive Particles (partícula massiva que interage fracamente) são um dos componentes teóricos da matéria escura, assim como os MACHOs (MAssive Compact Halo Object, Objeto com Halo Compacto e Grande Massa).


Confuso isso ... mas vamos em frente 

Os físicos por trás da teoria, afirmam que os raios são inofensivos, e insignificantes ao lado de fontes conhecidas de radiação, como raios cósmicos e gases radioativos da Terra como o radônio. 

Aqui a coisa começa a ficar interessante, para não dizer trágica...

“Existe uma chance de que poderia causar uma mutação, o que seria ruim para você”, disse Katherine Freese, da Universidade de Michigan em uma entrevista. “Mas as chances de isso acontecer são realmente baixos”.

Bem, nesta parte em particular do comentário da cientista é que reside o perigo – chances baixas para a ciência querem dizer...Bem vocês sabem!

Esta fraca interação das partículas massivas (WIMPs) são uma teoria apresentada para resolver o mistério da matéria escura”, um material pensado em tornar-se a grande maioria da matéria no universo, mas que é extremamente difícil de detectar.

Aqui na Terra temos outra “matéria escura” chamada petróleo, que também causa interação e mutação de espécies, principalmente no mar...

Os WIMPs são corpos que estão na teoria mais popular e atual para explicar a "matéria escura" - assim chamados, porque eles são pensados reagirem com a matéria normal, mas só raramente.

Será mesmo? Tão raramente... Humm, agora fiquei um tanto apreensivo.

“Estamos motivados pelo fato de que WIMPs são excelentes candidatos para a matéria escura no Universo”, dizem os pesquisadores. “Medindo as estimativas, ao usarmos um humano de 70 kg e uma variedade de WIMPs com massas e secções transversais, descobrimos que, dos bilhões de WIMPs que passaram por um corpo humano por segundo, o número que atingiu o núcleo corresponderia a quase um minuto”.

Pobre humano mutante...

“Embora as interações dos WIMPs sejam uma fonte de radiação no corpo, a exposição anual é insignificante comparada com a que parte de outras fontes naturais (incluindo rádon e raios cósmicos), e as colisões WIMPs são inofensivos para os seres humanos”.

Observem este humano, alguns meses após as experiências e me digam que esta “energia escura” não causa nada!

WIMPS interagem com a matéria tão raramente que na maior parte passam por nosso planeta.

A outra parte fica presa em nós, interagindo e mutando ...

No ano passado, uma experiência no CRESST localizado na Itália, demonstrou ter tido resultados que pareciam registros coerentes com a teoria dos WIMPS. O experimento CRESST em curso está enterrado 1.400 m sob o solo maciço de Gran Sasso, na Itália central. Então se existirem, os WIMPs, são "entidades" (gostei disso!) que interagem apenas com as forças de gravidade e como tal são difíceis de detectar uma vez que raramente interagem com outras partículas. 

As confirmações destes achados iriam fazer brilhar alguma luz sobre o mistério da matéria escura, no entanto os cientistas, já fizeram a ligação destas partículas invisíveis, já suspeitando serem responsáveis pela manutenção do universo na forma que vemos. Os cientistas, recentemente concentram nos WIMPs um dos candidatos mais prováveis ​​para explicar a teoria da matéria escura


Comentário Final

Bem... Se já mediram é porque existe, então não é mais desconhecida nem tão misteriosa, e se mediram é porque a matéria escura interage, e se interage é porque pode causar mudanças estruturais... 

Pobre humano que se submeteu a experiência, cuidado vivente! Logo nasce uma orelha nas suas costas, mas barbaridade tche!


Gério Ganimedes

Tradução, adaptação de texto e comentários: Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

2 comentários:

  1. Gério, acho interessante, não foi só uma vez: estou pesquisando sobre certos assuntos e qdo abro seu blog...PLAFT!! parece que se encaixa naquilo que estava pesquisando. Acabo de assistir a este vídeo:

    http://www.youtube.com/watch?v=gEGbLrFzw_o

    e logo depois abro seu blog e olho sua pesquisa sobre a possibilidade da matéria escura gerar mutações... Será?! rs

    Abçs!!

    ResponderExcluir
  2. Vish, a gente vai ser mutado por coisas que nem podemos ver vei.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...