quarta-feira, 23 de maio de 2012

Planeta X – A Caçada Continua ...

Ilustração/crédito: NASA


Por Gério Ganimedes


De acordo com o portal Daily Mail Science - Astrônomo insiste que existe um planeta X quatro vezes o tamanho da Terra e está à espreita, na borda de nosso sistema solar.  A prova de que o hipotético e misterioso Planeta X está no limite de nosso sistema solar, tomou um novo rumo graças à observação matemática do astrônomo Rodney Gomes.

Rodney Gomes, astrônomo do Observatório Nacional do Brasil no Rio de Janeiro, diz que as órbitas irregulares de pequenos corpos gelados, além de Netuno significam que um planeta quatro vezes o tamanho da Terra está girando em torno do nosso sol nos limites do sistema solar.

Gomes mediu as órbitas de 92 objetos do cinturão de Kuiper - corpos pequenos e planetas anões - e disse que seis objetos pareciam ter sido “rebocados” para fora do curso, em comparação com suas órbitas esperadas.

Ele disse para astrônomos da Sociedade Astronômica Americana na terça-feira, que a razão mais provável de suas órbitas irregulares, era um companheiro solar de massa planetária - um corpo distante do tamanho de um planeta, que é poderoso o suficiente, para mover os objetos do cinturão de Kuiper. Gomes sugeriu que o planeta seria quatro vezes maior que a Terra – aproximadamente o tamanho de Netuno e estaria a 225 bilhões de quilômetros do Sol, cerca de 1.500 vezes mais do que a Terra.  No entanto, devido às distâncias envolvidas, será difícil para os astrônomos na Terra pegarem um vislumbre de um novo membro hipotético de nosso sistema solar. 

Enquanto alguns aplaudiram seu método, outros astrônomos estão em cima do muro astronômico.


Comentário do Autor

A busca nunca termina, e curiosamente a cada dia, mais astrônomos envolvem-se nesta caçada ao “hipotético” Planeta X, que já penso não ser tão hipotético. Se este corpo de massa planetária fosse apenas imaginário, não existiriam tantos caçadores com seus canhões ópticos apontados para o espaço, utilizando-se te tanta parafernalha matemática e científica para rastreá-lo. Ele está lá em algum lugar – resta saber se já sabem e não querem dizer, ou se seus apetrechos celestes têm mesmo, visão limitada.

Meus sinceros parabéns ao astrônomo Rodney Gomes que se arriscou em defender sua teoria e técnica de análise, expondo-se tentando provar a existência, deste enigmático planeta junto à comunidade astronômica internacional.


Fiquem bem

Texto, tradução de segmentos e comentário: Gério Ganimedes.
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul©©

6 comentários:

  1. Gério, bom artigo, mas já estou ouvindo os "orcs" reagindo e dizendo que esses 6 corpos se deslocaram fora do previsto somente por ACASO, pois essa é a palavra mágica, o abrakadabra, da seita céptica.

    ResponderExcluir
  2. Acho que quando estivermos certeza que ele existe já será tarde demais!BUMMMMM!!!! rss...

    ResponderExcluir
  3. essa nomenclatura "planeta x" eh pra qualquer planeta que possa existir nos confins do sistema solar, mas que jamais terá a característica do fantasioso nibiru.jamais existiu num período de quase 2 x 10^6 de anos um planeta maciço que entrasse no sistema solar. o planeta-anão sedna tem um período de 10500 anos, mas nem de longe é maciço.

    ResponderExcluir
  4. A muito tempo venho lendo sobre o planeta X, e confesó que me assusto. Me sinto meio dentro da verdade e irrealidade do fato. Então, leio que um Astronomo Brasileiro, captura imagens e pede ajuda a comunidade Russa, algo deve ter de verdadeiro. Será que o astronomo possui calculos que permite saber, qual a distância em tempo terreno, para esse corpo celeste se aproximar da terra.

    ResponderExcluir
  5. Aos poucos os corajosos estão surgindo e afrontando a inquisição do establishment científico.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...