sábado, 12 de maio de 2012

Eclipse Solar Anular

Fotografia Beawiharta/Reuters- National Geographic
Eclípse Anular




Por Gério Ganimedes


Apenas duas semanas após a superlua que surpreendeu astrônomos de todo o mundo, o céu oferecerá outro deleite para os observadores e admiradores do firmamento. Um eclipse solar ocorrerá em 20 de maio de 2012 e deverá ser visível em boa parte do oeste da América do Norte. O evento é conhecido como um eclipse solar anular. O fenômeno acontece quando a lua bloqueia a maior parte do sol, mas deixa um anel de luz visível em torno de sua circunferência. À medida que a Lua gira em torno da Terra, ela passa entre nosso planeta e o sol uma vez a cada 29,5 dias, entretanto na maior parte das vezes, cruza acima ou abaixo do sol, assim nenhum eclipse ocorre. Mas se a lua estiver perto de um de seus cruzamentos orbitais, ou nó órbital, se neste nó coincidir Terra, Lua e o Sol, ocorre o eclipse. A Lua vai passar diretamente na frente do sol e vai bloquear a sua luz. Como a lua vai estar próxima de seu apogeu, o ponto que marca a sua maior distância da Terra, não vai cobrir totalmente o sol, neste caso será presenciado um eclipse anular. Anular vem da palavra latina anel e se refere ao fato de que um anel de sol brilha ao redor da lua.

Em cinco de maio, do corrente ano, tivemos um evento celeste magnífico chamado de superlua, a maior e mais brilhante Lua cheia de 2012. A lua cheia estava quase no perigeu, o ponto de órbita, mais próxima da Terra.  Duas semanas depois, em 19 de maio de 2012, a Lua terá percorrido metade de sua órbita chegando ao apogeu. Quando o eclipse ocorrer, poucas horas depois, a lua vai estar muito pequena no céu para cobrir totalmente o sol, resultando em um eclipse anular, ou "anel de fogo".

Infelizmente para nossa tristeza, o Eclipse Solar Anular de 20 de Maio de 2012, não será visível no Brasil, no entanto como o Projeto Quartzo Azul tem leitores de todas as partes do mundo estamos aqui para marcar presença com a informação antecipada.

O eclipse solar de 20 de maio de 2012 será um eclipse anular visível na região costeira da China, no sul do Japão, no norte do Oceano Pacífico e no oeste dos Estados Unidos, apresentando magnitude 0,9439.

Para aqueles que tiverem desejo e estiverem em locais possíveis de observar o evento, e ver os detalhes do eclipse solar, recomenda-se o uso de óculos especialmente feitos para essa finalidade, geralmente importados. Na falta deste, um vidro de soldador Nº 14 é o mínimo recomendado, mesmo assim para observações por pouco tempo. Na dúvida, não arrisque. Procure sempre a orientação de astrônomos (amadores ou profissionais).
 

Olhar para o sol é perigoso e pode causar danos irreparáveis à visão. Jamais use óculos escuros, vidros esfumaçados ou chapas de raios X para observar um eclipse solar. Existe, no entanto, um método bastante seguro para acompanhar a evolução de um eclipse do Sol, bem como para observar as manchas solares. A técnica consiste em projetar a imagem do Sol captada por um binóculo ou uma luneta num anteparo ou tela de projeção, que fica à sombra por causa de um quebra-luz acoplado ao dispositivo óptico, um pedaço de papelão escuro montado entre o tubo do instrumento e o anteparo.(veja figura acima)

SUNSPOTTER
Instrumento próprio para observação do Sol por método de projeção

Para mim, um dos melhores instrumentos de observação solar



Fiquem bem


Texto, montagem e seleção de imagens: Gério Ganimedes.
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Um comentário:

  1. Otimo dia do meu aniversario e um presente deste e ainda a graca de estar nos eua envio fotos fernanda! Florida

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...