terça-feira, 8 de maio de 2012

Ejeções de Massa Coronal e Buraco na Corona Solar - Terra é o Alvo

Foto/crédito: NASA/SDO via Spaceweather.com


Por Gério Ganimedes


Duas erupções solares projetadas da superfície do Sol no dia 7 de maio de 2012, arremessou EMCs (Ejeções de Massa Coronal) em direção a Terra. A previsão de faixas preparadas por analistas do Laboratório de Clima Espacial Goddard, sugere que as nuvens chegam sucessivamente em 09 de maio às 13h40m UT e 10 de maio a 07h54m UT (+ / - com 7 horas de margem de erro). O duplo impacto pode provocar tempestades geomagnéticas moderadas.

Além da atividade em crescimento, na nossa estrela, um buraco coronal negro se abriu na superfície solar, o que está lançando um fluxo de vento solar diretamente para a Terra. O impacto do fluxo é esperado para 09 de maio de 2012, o que poderia acrescentar um impacto ampliado, juntamente com a chegada das duas EMCs, aumentando assim as chances de forte atividade geomagnética ainda esta semana.  Segundo o Spaceweather, o Observatório Dinâmico Solar da NASA tirou esta foto, da abertura da corona solar, em 08 de maio de 2012.

Comentário do Autor

Aproveitem para tirar tudo que é foto possível do Sol, pois acho que assim como o SOHO, logo o SDO também vai virar sucata queimada no espaço...

Gério Ganimedes

Tradução e adaptação de boletim: Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

5 comentários:

  1. Gerio, eu tenho uma duvida. Como eu sei que vc tem estudado bastante sobre o assunto, vou tentar obter uma resposta contigo. Tem o video falando sobre aquela questao do KILLSHOT, o tiro do sol que vai acabar com tudo. Caso esse tiro solar realmente aconteça, esses satelites que pegam esses dados, conseguiram transmitilos, e o site vai ou nao ficar no ar? Pq eu penso que como qualquer EMC a gente tem cerca de 48 h pra se preparar para sua chegada, penso se teriamos oportunidade de nos proteger do caos.

    Abraço. o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romulo, se o "tiro fatal" ou a grande ejeção de massa coronal acontecer - não restará tecnologia espacial inteira - os sensores, as próprias sondas e satélites em órbita serão destruídos, dificilmente algo suportará tamanha intensidade de partículas carregadas - tudo vai fritar. Sei que a notícia não é muito boa, mas é melhor expor a realidade do que pode acontecer, do que enfeitar a situação. Grande abraço meu amigo, obrigado por sua presença e participação, fique bem.

      Excluir
  2. Quanto ao tempo de chegada, parece-me tb que é acelerado, não é isso, Gério?
    DANA

    ResponderExcluir
  3. esse tiro vai causar algum dano aos seres humanos ou só a tecnologia ?????

    ResponderExcluir
  4. por incrivel que pareça a alguns anos atras tive
    uma serie de pesadelos onde alguen me mostrava tudo o que esta aconteçendo hoje inclusive tenho
    em minha mente a imagen da terra depois de uma explosao solar. cheguei a procurar um medico achando que eu estava enlouquecendo.
    E agora??????? (Andreprfpardal@hotmail.com)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...