terça-feira, 15 de maio de 2012

Em Relação Astronômica, O Asteroide 2012 JU Tirou Tinta da Terra.

Em 25 de abril o asteróide iniciou sua aproximação com a Terra
Crédito: NASA


Por Gério Ganimedes



Em sua viagem orbital de 3,2 anos, o asteroide do tamanho de um ônibus, viaja por um periodo que pode parecer um tempo relativamente grande, mas quando seu itinerário tem a Terra como uma estação de passagem, a coisa pode ficar muito além de emocionante, podendo se tornar trágica.

O Asteróide 2012 JU passou a uma distância de 238.000 quilômetros de nosso planeta, na noite de domingo (13), o que em termos astronômicos, foi como se tirasse tinta de nossa atmosfera.  Na verdade, a rocha do tamanho de um ônibus, chegou mais perto de nós do que da Lua, tornando-se um companheiro orbital da Terra, um parceiro celeste, girando em torno de nós a uma distância muito próxima. Asteroides de dimensões como este, com 12 metros de largura, nunca foram perigo para nós, entretanto servem como um alerta, dos riscos que enfrentamos a partir destes sólidos resíduos cósmicos, dos primórdios da formação de nosso sistema.

Após a sua breve passagem por nosso planeta, a rocha segue sua rota agora se dirigindo para a órbita de Júpiter.  No entanto com a ação de gravidade do Sol o fragmento ancestral, tem sua órbita alterada e talvez brevemente seja puxado em direção ao centro do nosso sistema solar, iniciando uma jornada nos planetas interiores.

A NASA tem um projeto de monitoramento NASA Near-Earth Orbit Programme, (necessita Java para visualização do link) para rastrear estes objetos que circundam a Terra e suas proximidades.  Atualmente estão sendo rastreados 8.900 asteróides próximos da Terra, na esperança de detectar eventuais ameaças ao nosso planeta mesmo antes de chegar, como o asteróide que dizimou os dinossauros 65 milhões de anos.


Comentário do Autor

Keep walking... (Continue andando...) E continuem de olho, mas, por favor, senhores observadores da NASA, avisem pelo menos, com vinte e quatro horas de antecedência para outros meios de divulgação, que estas rochas vão passar perto de nós ou vir em nossa direção, e não depois que já passaram ou nos atingiram na cabeça. Curiosamente este tipo de notícia fica restrito ao site da NASA e a outros poucos sites astronômicos e só são divulgados por meios convencionais, entre 24 e 48 horas depois que já passaram. Se for grande como o que atingiu a Terra no passado e não alertarem nada, se nos atingir não ficaremos sabendo, nem no dia seguinte, e haja Johnnie Walker...

Gério Ganimedes

Fonte da notícia: Daily Mail UK
Texto adaptado: Gério Ganimedes
Direitos Reservados – Projeto Quartzo Azul©©

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...